Fotografia por: ESL FACEIT Group/Stephanie Lindgren

Stewie2K assinou este domingo uma conquista de sonho no IEM Dallas e juntou-se ao lote de stand-ins de ouro que conquistaram troféus durante passagens provisórias por equipas.

O caso mais recente do norte-americano Jacky “Stewie2K” Yip ter substituído temporariamente Rasmus “HooXi” Nielsen foi mais um dos episódios de sucesso no que a stand-ins diz respeito.

A G2 voltou aos títulos após um hiato desde o IEM Cologne 2023. Afastado desde a saída da Evil Geniuses em 2022, “Stewie2K” tinha passado dois meses como stand-in da Legacy antes de assumir a posição no quinteto que acabou por ser liderado por “NiKo” no torneio norte-americano.

O atleta de apenas 26 anos foi o talismã que a G2 precisava para voltar às conquistas e acabou por recolher a unanimidade do público presente, não estivesse ele a jogar em casa.

Outros ‘contos de fadas’

Mas os stand-ins de sonho não se ficam por aqui. Ao longo dos últimos anos, as histórias de ‘contos de fadas’ têm acontecido recorrentemente e todos ainda se lembram da passagem de Justin “jks” Savage pela FaZe durante o IEM Katowice 2022.

Primeiro no lugar de “ropz” e depois no de “rain” – ambos infetados com Covid-19 -, o australiano acabou por ser a figura maior da conquista da FaZe no histórico torneio disputado na Spodek Arena, na Polónia.

Entre as surpresas, os insólitos também acontecem

Podemos recuar a 2016 para uma caminhada perfeita da NIP com “Maikelele” no lugar de “pyth” durante a StarLadder i-League StarSeries S2.

Os ‘ninjas’ perderam apenas um mapa em toda a jornada. Foi apenas nos quartos-de-final que a Astralis roubou um mapa à NIP. De resto, a caminhada fez-se com vitórias pesadas frente a Cloud9 nas ‘meias’ e G2 na Grande Final.

Mais tarde, em 2018, a FaZe recebeu dois stand-ins de luxo. Primeiro “Xizt” e depois “cromen” para levantar os troféus do IEM Sydney e ESL One Belo Horizonte, respetivamente.

Se em Sydney a FaZe bateu a Astralis, que dominava o Mundo do CS com várias conquistas de Major, no Brasil, em Belo Horizonte, foi a MOUZ a cair perante um super “NiKo“.

Mas o maior dos insólitos acabou por acontecer em 2019, durante a cs_summit 5. Depois de “NaToSaphiX” aparecer como stand-in por “woxic” na MOUZ durante o evento, a final teve a particularidade de “karrigan” abandonar o mapa 2 e 3 para a entrada do treinador “Rejin“.

Finn “karrigan” Andersen precisou de resolver problemas com o visto para participar na EPICENTER 2019 e acabou por ter de sair do jogo mais cedo… mas nem por isso a vitória escapou.

Lê as últimas novidades dos esports aqui.

PUB