Depois de Portugal e Reino Unido, os consumidores neerlandeses também apontam alegados abusos da PlayStation.
O caso é praticamente o mesmo que aquele que deu entrada no Tribunal da Concorrência, Regulação e Supervisão de Santarém (TCRS), mas neste caso movido pela Fundação para a Proteção do Consumidor Neerlandês.
Segundo esta organização, que quer levar a ação avante, a Sony estará alegadamente a utilizar a sua posição forte no mercado para conduzir os preços para cima, especialmente nos jogos digitais. A associação calculou que os jogos na loja digital da PlayStation estão a custar em média mais 47% que as versões físicas, enquanto que os custos de distribuição são muito menores.
A fundação fala sobre o sistema fechado da PS Store, que combinado com a posição da marca leva a um aumento artificial de preços, defendendo que tal não acontece em outras lojas como a Microsoft Store ou a Epic Games Store, dado que na PlayStation, os jogadores só podem adquirir conteúdo através da loja própria.
Tal como acontece em Portugal e no Reino Unido, jogadores neerlandeses que tenham adquirido jogos na loja digital da marca podem juntar-se à ação sem qualquer custo. A primeira audiência deste caso deverá ter lugar ainda este ano.
Lê as últimas novidades dos esports aqui.