Uma associação de defesa do consumidor anunciou que avançou com uma ação popular contra a Sony em relação aos seus produtos PlayStation.

A associação de defesa do consumidor, Ius Omnibus, acusa a gigante da tecnologia e videojogos de “aniquilar a concorrência e lesar os gamers em Portugal“. Em nome dos consumidores residentes em Portugal, esta associação pede uma indemnização que supera os 235 milhões de euros.

Esta situação não é inédita e na própria publicação da Ius Omnibus é referenciada uma ação idêntica no Reino Unido, promovida pelo grupo PlayStation / You Owe Us e gerida pelo gabinete de advogados Milberg London LLP. Nesse caso estão em causa apenas as vendas da marca entre 2016 e a atualidade e o valor exigido ascende aos 5 mil milhões de libras.

Em Portugal, a Ius Omnibus vai mais longe e pretende exigir uma indemnização por todas as vendas de jogos e subscrições realizadas entre novembro de 2013 e junho de 2023. Este período de tempo alargado visa abranger o lançamento da PlayStation 4 e toda a sua vida útil, assim como o da PS5.

Na ação alega-se que a Sony criou um sistema monopolizado em torno da marca PlayStation que controla o mercado e conduz a um “aumento de preços para os consumidores e menor variedade e qualidade de produtos e serviços disponíveis“.

A ação popular foi entregue no dia 3 de agosto de 2023 no Tribunal da Concorrência, Regulação e Supervisão de Santarém (TCRS). A associação irá ainda promover um webinar para prestação de esclarecimentos a todos os jogadores interessados, bem como, à imprensa.

A RTP Arena abordou a PlayStation Portugal que, de momento, opta por não tecer comentários sobre o tema.

Lê as últimas novidades dos esports aqui.

PUB