Saints Row é o próximo título da caótica franquia que levou jogadores a colocar as mãos na cabeça da falta de lógica de alguns dos acontecimentos dos jogos passados, mas que, pela mesma razão, se tornaram tão icónicos e divertidos.

A RTP Arena teve acesso a uma apresentação do jogo com alguns dos membros da equipa de produção da Volition, a produtora que está por detrás de Saints Row.

Logo no início da apresentação, após um breve trailer cinemático onde foi possível conhecer as quatro personagens principais, foi desvendado o nome do novo título que está agendado para chegar no próximo ano – Saints Row. E não mais do que Saints Row – o próximo jogo da Volition é o reboot da conhecida série, procurando voltar às origens do jogo, mas com conhecimento de tudo o que aprenderam nos últimos títulos, incluíndo aquilo que os jogadores possam querer.

O novo Saints Row levará os jogadores a Santo Ileso, uma localização baseada no sudoeste americano, com 9 distritos diferentes e totalmente distintos. Desde o El Dorado District, com a sua iluminação noturna incadescente, passando pelos bairros ricos de Monte Vista e pelos arranha-céus do Financial District, os jogadores vão passar por uma grande variedade de realidades diferentes, cada uma com as suas cores e características identificativas. Queres ir espalhar caos pelas casas dos ricos e famosos? Rodeo District é o teu destino. Segundo os produtores presentes no evento, o mapa em si é maior que qualquer outro na série, parecendo ainda maior devido à quantidade de atividades existentes para o jogador.

Tendo como objetivo central trazer uma diversão gratificante ao jogador, a produtora preparou um alinhamento de protagonistas que prometem agradar aos mais variados gostos. Os quatro companheiros decidem juntar-se para conseguir crescer e criar um dos maiores impérios criminosos da história… isto enquanto se divertem e decidem fazer as coisas à maneira deles. Se é a melhor ideia que eles podiam ter? Talvez não, mas de certeza que não tinha tanta piada de outra forma.

Eli é a responsável pelo planeamento e queria ser empreendedora antes de enveredar pela via do crime; Neenah é a condutora latina de serviço, tendo crescido na garagem dos pais; Kevin é o DJ do grupo, gosta de agradar as pessoas e nada o satisfaz mais que um bom momento de ação; para finalizar, temos o Boss, uma carismática “Murder Machine”.

Este último acaba por ser a principal personagem, podendo ser personalizada pelo jogador bem ao estilo de Saints Row – o céu é realmente o limite, com a produtora a prometer um motor de criação de personagem bastante alargado e com opções que só fariam sentido num Saints Row.

Bem ao estilo de Grand Theft Auto: San Andreas, o mapa de Saints Row está inicialmente dominado por três diferentes fações criminosas e, como não seria de esperar outra coisa, somos nós que vamos libertando os diferentes territórios e aumentando o nome da nossa organização criminosa neste mundo.

O nosso quarteto vai andar a disputar o domínio das diferentes partes do mapa com Los Panteros, uma fação caracterizada pela força bruta utilizada em combate close-range, as Marshall Defense Industries, uma entidade militar privada que conta com tecnologia de ponta e contra os The Idols, que são motivados pela fama e notoriedadade que, devido a esse facto, são muitos e estão constantemente à procura de aumentar os seus números.

Saints Row

É com esta mecânica em vista que outra parte do jogo se abre ao jogador – podemos comprar lotes, decidir com relativa liberdade aquilo que queremos construir em cada uma (geralmente negócios criminosos ou de lavagem de dinheiro) e ainda fazer a gestão dos mesmos. O objetivo é levar a nossa “start-up criminosa” até a um patamar que deixaria a Mafia com inveja. E melhor – quanto mais poder de compra temos, mais liberdade se abre ao jogador. Portanto, o truque é investir!

Não falei ainda de um dos principais pontos de venda deste novo Saints Row – o Co-Op! Vai ser possível completar a campanha principal do início ao fim com a ajuda de um amigo, sem qualquer limitação de plataformas. Estás a jogar numa PlayStation 5 e o teu amigo só tem uma PlayStation 4? Sem problema, podem jogar juntos!

A Volition aproveitou ainda para referir que todo este novo jogo está ser construído de raíz num novo motor de jogo, sendo Saints Row o primeiro que o está a utilizar. Pelo menos uma coisa é certa – o aspeto cartoon com toques realistas volta a estar presente em Saints Row com um brilho especial devido às capacidades do hardware das consolas de nova geração.

Vão poder experimentar as novas Crazy Weapons já a partir de 22 de fevereiro de 2022, sem se terem de preocupar com as invasões de aliens presentes no último jogo – isso é algo do passado.

Podem encontrar mais informações do novo Saints Row na página oficial.

Lê as últimas novidades dos esports aqui.

PUB