Saints Row
Imagem: Deep Silver

A Volition deu a conhecer mais sobre o próximo Saints Row que será um reboot da série. A RTP Arena esteve presente nesta apresentação especial e ficou a conhecer mais sobre a vida em Santo Ileso.

Este novo título começa sem a existência do mítico gangue, os Saints. A história roda à volta de um grupo de amigos que estão sem dinheiro para pagar as suas contas e dedicam-se a uma vida de crime, dando início ao grupo criminoso que compõe a saga.

O jogo é passado numa nova cidade muito urbana com ligação forte ao mundo do jogo e do crime organizado. Nesta cidade, para além dos Saints existem três outras organizações criminosas, cada uma com as suas especialidades e peculiaridades.

Durante a apresentação foram apresentados os Los Panteros, que vestem laranja e baseiam toda a sua vida em força bruta e combates corpo a corpo. Uma outra organização apresentada foram os The Idols, de rosa e preto, ficando em segredo a última organização criminosa.

Imagem: Deep Silver

Como é habitual nesta saga, a edição é um dos pontos fulcrais do jogo. Voltamos a ser presenteados com centenas de alternativas para a nossa personagem que podem ser mudadas em qualquer altura do jogo recorrendo ao Smartphone da personagem, que servirá como HUB permanente neste jogo.

Na edição podemos alterar tudo desde o tipo de corpo, cor da pele, formato do corpo, roupas e emotes. Existem mais de 100 emotes presentes no jogo, incluíndo formas diferentes de andar.

Imagem: Deep Silver

Para passear por esta cidade cheia de vida podemos recorrer aos inúmeros veículos disponíveis ou abusar do sistema de Wingsuit. O Wingsuit é uma mecânica nova que nos permite planar sobre a cidade, usando pedestres para voltar a ganhar tempo de vôo sempre que necessário.

Durante a apresentação foi possível conhecer mais sobre o sistema de veículos, onde vimos a eficácia dos veículos Off-Road nos desertos de Santo Ileso, a edição possível que se pode fazer a qualquer veículo e as novas mecânicas de combate motorizado. Também exisitirão veículos aéreos no jogo, sendo apenas apresentado um helicóptero de combate.

Quando no lugar do pendura, é possível subir para o tejadilho do carro, Car Surfing, e disparar com melhor ângulo para veículos que nos perseguem, com o incoveniente de nos deixar expostos a tiros inimigos. Já no lugar no condutor, podemos utilizar o Sideswiping, uma mecânica de jogo em que podemos usar o nosso veículo para abalroar inimigos para fora da estrada.

Imagem: Deep Silver

O combate apresentado mostra-se animado e caótico, bem ao estilo Saints Row e as mecânicas de cada grupo criminoso são muito distintas. Contando com métodos de combate diferentes e personagens únicas, cada grupo pareceu especial à sua maneira, dando um aspecto diferente a cada interação.

Ainda no combate, as armas continuam a ser um foco do jogo, havendo a possibilidade de transportar um enorme arsenal de cada vez na nossa personagem. Este arsenal pode ser alterado no nosso quartel general e conta com armas ridiculas como um atirador de pinhatas, uma pistola de dedos e até armas capazes de disparar através de paredes.

Como a série já nos habituou, há um HQ, mencionado acima, que será baseado numa igreja abandonada na cidade de Santo Ileso. Este HQ permite alterar os nossos veículos, gerir as nossas Criminal Ventures na cidade, através da mesa de guerra, e adaptar os nossos loadouts de armas. Também o HQ poderá ser costumizado na sua totalidade.

Quanto à nossa personagem, haverão Skills e Perks, mas mais subtis do que nas versões passadas do jogo. As Skills serão desbloqueadas com nível de personagem e poderemos utilizar 4 de cada vez nas nossas aventuras. Quanto aos Perks, serão habilidades passivas que aumentam ligeiramente as vantagens da nossa personagem e serão desbloqueadas através de achievements.

Aproveitamos ainda para questionar a Volition quanto ao modo multijogador. Foi-nos dada a informação que o jogo poderá ser passado na sua totalidade em modo de cooperação com um amigo, não sendo aponta qualquer outro tipo de modo multijogador. Também questioná-mos quanto à presença de personagens icónicas da série mas infelizemente nenhuma fará uma aparição em Saints Row, havendo contudo, alguns easter eggs quanto ao passado da saga presentes neste título.

O Saints Row tem data de lançamento apontada ao dia 23 de agosto de 2022. Será lançado para PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X e S e para computador.

Lê as últimas novidades dos esports aqui.

PUB