Rematch passou despercebido a muita gente, mas agora é um nome impossível de ignorar para os fãs de futebol. O novo jogo da Sloclap é tudo o que os fãs do desporto rei sempre pediram e não tem medo de mudar as convenções dos jogos de futebol virtual.
Em dezembro de 2024 a Sloclap, empresa habituada a criar jogos de ação e combate, como Sifu e Absolver, mostrou ao mundo um título completamente inesperado para o que habitualmente apresenta. A empresa revelou um jogo de futebol virtual, com gráficos simples, que coloca os jogadores nos “pés” de um jogador de futebol em jogos de 5v5, rápidos, curtos e com regras de rua.
O público não pareceu muito entusiasmado na altura, dada a atual situação do mundo dos jogos de futebol virtual, onde todos lutam pelo realismo máximo, e venda de “cartas”, e deixaram de lado a diversão que outrora proporcionaram aos fãs do desporto rei.
As dúvidas que existiam, contudo, foram rapidamente provadas erradas quando os jogadores começaram a entrar nestes campos virtuais, pois só a experiência de jogar podia mostrar o diamante em bruto que estes produtos criaram.
Lançado no dia 19 de junho, até dia 24 do mesmo mês, o jogo alcançou uma incrível marca de 3 milhões de jogadores ativos, somando mais de 11,8 milhões de partidas disputadas, números quase inacreditáveis para um título que tinha ficado quase esquecido no calendário de um ano preenchido como 2025.
Rematch has officially reached 3M unique players!
For those keeping score, that’s
– 11.8M matches played
– 55.6M goals scored
– 33.5M assists
– 69.1M savesThis is just the beginning.
Thank you for being with us, in and out of the pitch!#rematch pic.twitter.com/jUc6ZlwgPY— Rematch (@PlayRematch) June 24, 2025
Curiosos com toda a hype, decidimos ir então perceber o que é que levou milhões de jogadores a investir os 25€ de preço de entrada neste jogo. Em termos conceptuais, a premissa é simples, o jogo pegou nas mecânicas de brawler que se tornaram um ícone da sua produtora e aplicaram a um campo de futebol.
Se já assistiram ao filme “Shaolin Soccer” vão perceber o que quero dizer. Os jogadores combatem em campo pela bola, tudo vale, desde rasteiras a todo o vapor a pontapés de bicicleta para a frente e para trás, ou até recargas no ar em remates aos postes, algo saído diretamente do “Oliver e Benji”.
O principal modo de jogo é o 5v5, onde está presente o modo ranked, mas é possível jogar também 3v3 e 4v4, em modo de jogo rápido. Os jogadores são todos iguais no que toca a habilidades, velocidade, força ou resistência, com todas as compras em jogo a serem meramente estéticas, mantendo a integridade competitiva para os jogadores que não querem investir mais do que o preço inicial.
É possível jogar com teclado + rato, ou comando. O jogo está disponível em PC, Xbox Series X|S e PlayStation 5. O cross-platform ainda não está disponível, mas a empresa garante que deverá chegar nas próximas semanas.
O jogo tem alguns problemas de lançamento, especialmente agora que milhões de jogadores estão a carregar os servidores e a experimentar com tácticas e combinações que seriam impossíveis de controlar nos testes fechados.
Entre estes problemas, o mais gritante é o frágil Netcode do jogo que está a apresentar graves problemas de sincronização visual entre jogadores, esforçando-se para tentar equalizar o jogo entre 10 ligações completamente diferentes, algo que é um desafio muito maior do que muitos jogadores imaginam e até hoje é a maior dificuldade das empresas em criar um jogo competitivo.
Apesar de haver trabalho a fazer nesse sentido, o jogo tem muito mais pontos positivos do que negativos. Em primeiro lugar coça uma comichão que foi deixada pelos velhos FIFA Street e pela geração de jogos de futebol arcade das PlayStation original e 2, em segundo lugar, joga-se e sente-se como uma verdadeira “peladinha” virtual que podemos jogar com os nossos amigos, e em terceiro, é na sua génese um jogo divertido de jogar e apelativo de ver para fãs de futebol.
Nos pontos mais fortes é fácil encontrar valências que satisfazem qualquer um:
A velocidade e liberdade com que realizamos as jogadas mais impressionantes para um sentido de gratificação imediato é paralela quase à dos MOBAs, conhecidos por serem fontes inesgotáveis de dopamina para os jogadores mais competitivos.
O sistema de ranked é simples, não aplicando grandes conceitos de MMR ou Elo, mas deixando tudo nas mãos de uma escalada progressivamente mais difícil, colocando-nos sempre a jogar na nossa categoria de rank, seja com jogadores melhores ou piores do que nós.
A grande dúvida dos jogadores que passaram a sua infância a discutir sobre quem ia à baliza também foi resolvida de forma subtil. A cada golo, independentemente da equipa que marca, os guarda-redes trocam, mas jogam mais como um guarda-redes avançado e até podem trocar com outros jogadores a qualquer momento, bastando sair da área e deixar outro entrar para fechar a troca, garantindo que ninguém se chateia demasiado por ter de ir à baliza.
Como o título, nada sugestivo, deste artigo também refere, jogar com uma equipa completa é também uma das melhores experiências atualmente presentes em jogos de futebol virtual. No Rematch, apesar de ser um jogo, a liberdade que nos é entregue para jogar e a forma como está desenhado, remete-nos diretamente para uma partida de amigos num qualquer campo alugado. As discussões são as mesmas, as conversas são as mesmas, e só falta mesmo o brinde no final do jogo, porque em termos de experiência social, podemos dizer que Rematch é um verdadeiro simulador de aluguer de campos de futebol no Prior Velho a uma terça-feira à noite, simplesmente incrível.
Rematch foi lançado no passado dia 19 de junho de 2025 e está disponível em PlayStation 5, Xbox Series X|S e Steam.
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