NIP R6
Fotografia: Ubisoft/Kirill

A Roménia aproxima-se do reconhecimento dos esports como um desporto oficial no parlamento.

Mara Mareș, Conselheira de Estado do gabinete do Primeiro Ministro da Roménia, anunciou que um projeto de lei será apresentada no parlamento no outono. Esta revelação foi feita durante o Esports Summit de Bucareste, primeiro evento do género na cidade.

A mudança visa a agregação dos esports aos restantes desportos, facilitando aquisição de vistos, contratos de trabalho entre outros para atletas, clubes e não só. Atletas do desporto virtual passarão assim a estar sob a mesma ordem de estatuto dos desportistas tradicionais, caso a lei siga em frente.

Mara aproveitou ainda para deixar uma mensagem aos jovens através do jornal Romania Insider: “A necessidade de apoiar os esports na Roménia é real e a oportunidade de os regular é clara. Conseguimos, em menos de 1 ano, estabelecer um grupo de trabalho que formulou este projeto de lei, simples e bem fundamentado, que permitirá à Roménia alcançar outros países com história neste ramo. É uma lei que vai encorajar milhares de jovens a transformar a sua paixão pelo gaming numa carreira como jogadores profissionais de esports.

Vários países estão a tomar medidas para melhor apoiar os praticantes e integrantes dos esports. Recentemente a Alemanha desbloqueou os Esports Visa para torneios e ligas profissionais, enquanto que do outro lado do mundo os esports foram oficialmente reconhecidos como desporto no Sri Lanka no fim de 2019

Estas alterações de estatutos permitem evitar problemas como os que estiveram em cima da mesa durante o último mês na Suécia com o cancelamento do TI10 que se mudou para a Roménia. Também o Major da PGL esteve em dúvida mas para evitarem perder outro grande evento mudaram imediatamente as diretrizes abrindo uma exceção na lei para estes torneios de esports que não eram, segundo eles, parte de um Desporto de Elite, nomenclatura que abre caminho à realização de eventos desportivos no país.

Lê as últimas novidades dos esports aqui.

TÓPICOS

PUB