Há novidades sociais a caminho dos jogos da Riot Games que visam combater um velho problema dos jogos competitivos.
A Riot Games anunciou numa nova publicação no seu blog as novidades que se prepara para implementar nos seus jogos para combater a toxicidade entre jogadores. Num extenso artigo sobre Player Dynamics “Dinâmicas de Jogadores”, a Riot revelou que vai implementar vários sistemas de controlo em tempo real.
Em forma de perspectiva do problema, a empresa revelou que no decorrer de 2021 receberam uma média de 240 milhões de reports por mês, totalizando quase 3 mil milhões de reports num ano, entre todos os seus videojogos. Para comparação com a realidade, revelam que seria necessário cada colaborador gastar todos os 365 dias do ano a analisar reports para dar vazão a todos; isto se fosse possível realizar uma média de 6 avaliações por minuto.
Há, contudo, uma esperança para os jogadores. Revela a companhia que menos de 10% dos jogadores voltam a reincidir no espaço de um ano após serem sancionados. Com isto em vista, a Riot avançou com as novidades que tem para ajudar a combater este problema que aflige os seus jogos desde o lançamento do League of Legends.
Especificamente desenhado para o VALORANT, vai passar a existir um processo automático de reconhecimento e avaliação de interações por voz. O sistema vai ter a capacidade de receber um report e agir automáticamente ao reconhecer os padrões de interação normalmente utilizados neste chat.
Para o League of Legends, vão continuar a melhorar os sistemas de Machine Learning que monitorizam todo o texto no jogo, incluíndo alcunhas. Vão também aumentar a lista de palavras com tolerância zero e adicionar vários maneirismos linguísticos ao sistema. No total, será um novo mecanismo que irá substituir o sistema de deteção de texto atual.
Quanto à filtragem de reports, vai ser criado um sistema de credibilidade que dá prioridade à avaliação de reports feitos por jogadores sem penalizações e foco a reports contra dissidentes repetentes. Os jogos também terão um sistema de avaliação direta que dá feedback imediato aos jogadores quando o seu chat não vai ao encontro das regras.
Para finalizar, a Riot Games revela ainda que vai apostar mais no sistema ProSocial, onde jogadores que cumprem com as regras da comunidade são recompensados.
O momento em que estas alterações vão ser implementadas não foi revelado mas supõe-se que seja durante o decorrer deste ano, tendo em conta a implementação de outros sistemas em relação aos seus anúncios formais.
Lê as últimas novidades dos esports aqui.