Fotografia por: E2Tech/João Carvalho

Renato “renatoohaxx” Gonçalves abriu o livro à RTP Arena com declarações sobre os seus últimos meses, projetos e o que reserva o seu futuro para 2023.

Mais ausente do cenário nacional nos dias que correm, o jogador de 27 anos esteve presente em Pombal com a VELOX para a Final Four da ESC Online Master League Portugal X, logrando o 3º lugar nestas finais.

Neste domingo, a mix portuguesa chegou a assustar a FTW na final inferior da liga mas não foi capaz de converter o seu mapa, um Inferno que podia ter colocado alguma incerteza no potencial desfecho da série.

Para renatoohaxx, a ausência de treinos e a falta de recursos foram o fator decisivo na sua escolha de mapa: “Começamos a ficar sem recursos, um erro ou outro do nosso lado que dificultou a economia e quebrou-nos…

Quando voltamos a ter economia, o jogo já estava empatado. Com a falta desses recursos, eles passaram por cima e a experiência deles falou mais alto.”

Antigo jogador da eXploit e Fourteen, renatoohaxx joga atualmente com a espanhola no0rg mas teve propostas em mãos para rumar a outros projetos, algumas que classificou como boas e que lhe agradavam.

“Decidi dar uma pausa, a nível competitivo, para me focar nos estudos e concluir os mesmos – estou licenciado desde a semana passada e não aceitei qualquer tipo de projeto até então.

Relativamente aos Vodka Juniors (agora no0rg), já os conhecia a todos e é gente que respeito, sempre vi que eram bons jogadores e trabalhavam muito, confio neles.

Quando me convidaram, achei que era um bom projeto para manter o ritmo competitivo (que nunca cheguei a perder) e continuar a meter horas para que, assim que aceitasse alguma equipa, não aparecesse mais fora da meta ou frio em relação aos restantes.”

Com olhos postos no SAW x FTW após a sua eliminação, renatoohaxx considera que as duas equipas surgem num nível semelhante após aquilo que viu nas últimas competições, apontando a um duelo de titãs.

“Espero que seja um bom jogo e que o mapa a favor da SAW não faça muita mossa, julgo que todos queremos ver uma final equilibrada e que chegue ao último mapa para haver espetáculo para toda a gente.”

Bastante experiente no cenário, Renato Gonçalves revelou que conclusão da licenciatura era mesmo o seu principal objetivo e que, agora que se encontra mais livre, o CS:GO voltará a ser uma prioridade.

renatoohaxx velox

renatoohaxx quer regressar ao seu mais alto nível em 2023. Fotografia por: Inygon/João Ferreira

Sem planos para colocar um ponto final na sua carreira, o jogador natural de Castelo Branco quer regressar ao mais alto nível no FPS da Valve e, para 2023, promete muita entrega e dedicação:

“Era um grande peso que tinha em cima (a licenciatura), até porque já tenho 27 anos e não queria estar a alongar muito mais os estudos, queria encerrar esse capítulo e consegui fazê-lo.

A nível psicológico, é um grande peso que sai de cima de mim enquanto jogador, quem estuda cursos superiores sabe que são muito trabalhosos e exigem muito tempo.

Consegui conciliar mas andava demasiado cansado, especialmente neste último ano. Em 2023, espero estar ao mais alto nível dentro daquilo que consigo como jogador, vou continuar a jogar e agora com muito mais tempo.

Agora que conclui a licenciatura, não vou entrar já no mercado de trabalho – vou mesmo dedicar-me novamente ao Counter-Strike a tempo inteiro, como já o fiz no passado, dar o meu melhor e tentar alcançar patamares mais altos do que aqueles que já atingi.”

Entre múltiplos agradecimentos à família, amigos e aos fãs incondicionais, renatoohaxx deixou o aviso: “Não vou deixar de jogar, vou continuar a lutar pelo meu posto dentro de Portugal e no cenário internacional.”

Toda a ESC Online Master League Portugal conta com transmissão no canal Twitch da tua RTP Arena!

Esta competição conta com o apoio da ESC Online.

Lê as últimas novidades dos esports aqui.

PUB