Depois de dois dias cheios de CSGO na Clickfiel Arena em Penafiel, eis que finalmente as 12 equipas participantes foram então divididas pelas duas divisões.
Os jogos arrancaram bem cedo no sábado e desde cedo as equipas favoritas foram fazendo valer o seu valor. A equipa dos ASP esteve forte no arranque do primeiro dia e chegou ao jogo que valia a vaga na primeira divisão com relativa facilidade. No entanto, no jogo decisivo enfrentaram grandes dificuldades contra a equipa dos EhehehXD que conseguiram causar grandes problemas à equipa de Filipe “Pizituh” Pires e Fábio “BuJ” Ferreira que tiveram de soar bastante para conseguir a vitória em 3 mapas. Ainda que sem o seu “in-game leader” Rui “vts” Soares, que se encontra neste momento impedido de disputar todas as competições organizadas pela Inygon por motivos disciplinares, a equipa dos ASP conseguiu conquistar a sua vaga na primeira divisão da LPCS no primeiro dia de qualificador.  Já a equipa dos GTZ Bulls acabou por ter um dia mais tranquilo. Enfrentando as equipas dos Eyeshield e XF Iberia, a equipa de Pedro “abr” Abrunhosa não teve grandes dificuldades em ultrapassar a oposição. Cedendo apenas um mapa no jogo decisivo conta a equipa dos XF Iberia pela margem mínima, a equipa dos GTZ Bulls encerrou o seu primeiro dia com chave de ouro e o lugar na primeira divisão arrecadado.

Foto gentilmente cedida por Defs.pt


Já com duas equipas apuradas para a primeira divisão no primeiro dia, o segundo dia arrancava com muitas partidas por disputar e com as duas últimas vagas na primeira divisão estava tudo em aberto com 10 equipas ainda em disputa, Prinfor, EGN, XF Iberia, GTZ Sync, EhehehXD, ANDAIME, Panthers, Galatics, ScTaaa e Eyeshield entravam assim no segundo dia com a complicada tarefa pela frente de atingir ao final do dia a tão desejada vaga na primeira divisão da LPCS.
Várias foram as surpresas que foram surgindo ao longo do dia com a equipa “mix” dos ANDAIME a ser empurrada para a segunda divisão no arranque do dia às mãos da equipa dos EGN, esperava-se mais da equipa de Vítor “baDzi” Costa, que apesar de se apresentar com um quinteto promissor acabou por não estar à altura da oposição que teve de enfrentar. No entanto, sem dúvida que a maior surpresa do dia foi a equipa dos XF Iberia, a jovem equipa de Gabriel “starkj” Marques mostrou-se a grande nível ao longo do qualificador e foi surpreendendo tudo e todos não só com o nível de trabalho colectivo que foram mostrando, mas também com a capacidade individual dos seu jogadores. Ainda assim, não foi o suficiente para conseguirem a vaga na primeira divisão. Tendo sido vencidos pela equipa dos Panthers no derradeiro jogo do segundo dia.
A recém anunciada equipas das “Panteras” conseguiu assim com algum custo a vaga na primeira divisão, destaque para Diogo “dixon” Santos que foi um dos factores chave para que a sua equipa conseguisse defrontar a equipa dos XF Iberia. Foi um jogo longo e desgastante em que foram precisos três mapas para definir um vencedor.

Foto gentilmente cedida por Defs.pt


Já a equipa dos EhehehXD, recheada de nomes bem conhecidos da comunidade portuguesa de CSGO, tinha sido vencida no último jogo do primeiro dia pela equipa dos ASP. Tinha apenas um jogo pela frente para garantir a tão desejada vaga na primeira divisão da LPCS. Já a equipa dos EGN que ficou escalada para os defrontar depois de terem sido vencidos no seu jogo inicial por 2-0 pela equipa dos XF Iberia, tiveram de escalar a bracket de forma a tentarem a abordagem à vaga na primeira divisão. Porém, no jogo de decisão da última vaga na primeira divisão acabaram por caír às mãos da equipa “mix” dos EhehehXD, dois mapas muito bem disputados foi o necessário para a equipa de Carlos “k0mpa” Nunes superiorizar-se e garantir um lugar na primeira divisão. Mais uma equipa que surge no panorama competitivo com grandes aspirações e capacidade para se superiorizar à oposição no decorrer da fase regular da liga.

Foto gentilmente cedida por Defs.pt


 
As equipas ficaram divididas da seguinte forma:
1ª Divisão:
For the Win Esports Club (Convidada)
K1ck Esports Club (Convidada)
Offset Esports (Convidada)
Baecon Gaming Group (Convidada)
Panthers Esports Club (Qualificada)
EhehehXD (Qualificada)
GTZ Bulls Esports (Qualificada)
ASP Esports Club (Qualificada)
 
2ª Divisão:
XF Iberia Esports
Eletronik Generation
Eyeshield Gaming
Prinfor Esports Club
ANDAIME
ScTaaa
GTZ Sync
Galatics Esports
 
Com o qualificador fechado e as equipas divididas pelas duas divisões resta agora aguardar pelo incio da fase regular da liga. Podem-se esperar grandes partidas ao longo de toda a fase regular das duas divisões desta nova Liga que certamente irá enriquecer a paisagem competitiva do CSGO português.
 
Lê as últimas novidades dos esports aqui.
 

PUB