Portugal continua a ser um poço de talento no League of Legends e quase que podemos escolher uma liga aleatória, que terá um português lá.
O cenário competitivo de League of Legends em 2026 continua a ver os talentos portugueses a espalharem-se pelas ligas regionais EMEA (ERLs), com especial destaque para a França, a Grécia e a região BENELUX.
Este talento vai além de jogadores, mas traz nomes em todos os pontos de estrutura das organizações, desde treinadores até analistas e managers.
Começando pelo Tier 1, o LEC, mantém-se o mesmo pelotão do ano passado:
- G2 Esports – Rodrigo Oliveira, Lead Analyst;
- Shifters – Maxsantana, Manager;
- GIANTX – André Guilhoto, Head Coach, e Rhuckz, Assistant Coach.
Rumando às regiões de Tier 2, focando unicamente no cenário extra-Portugal, ou seja, não contando com a LPLOL, também encontramos uma larga lista de talentos que podes acompanhar nos canais próprios das ligas.
Liga Árabe (AL):
- One More Esports – Baca, Mid Laner
Liga Francesa (LFL):
- Caldya Esports – Gordinho, Support
- Zephyr Esports – MetroArcher, ADC
Liga BENELUX (ROL):
- Frites Esports Club – Flicker, ADC
- ZennIT – BP, Coach
Liga Nórdica (NLC):
- DMG Esports – Lulas, Jungler, e Calmsky, Support
Liga Grega (HLL):
- Gamespace MCE – Shourdy, Top Laner
- Team Phantasma – Papiteero, Top Laner
Liga Checa/Eslovaca (HM):
- CITA Kaizen – Syklash, Head Coach
Liga Espanhola (LES):
- GIANTX Pride – Attila, Support
Na Liga Turca (TCL), Wuis ainda chegou a ser anunciado na Team Phoenix, equipa que substitui a Papara SuperMassive, mas acabou por deixar os quadros da organização no arranque da competição.
Neste momento ainda há algumas equipas com nomes por anunciar, até porque nem todas as competições começam ao mesmo tempo. Um exemplo disso é a Prime League que só arranca oficialmente amanhã, dia 3 de fevereiro.
A Liga dos Balcãs, EBL, também só arranca no dia 19 de fevereiro e ainda não são conhecidos os plantéis. A Rift Legends, Liga do Leste Europeu, também só arranca no dia 14 de fevereiro. A Liga Espanhola, com nova direção, começa oficialmente no dia 13 de fevereiro.
Dado que nem todos os plantéis foram ainda revelados, é possível que outros nomes se venham a juntar à lista de portugueses a competir no estrangeiro.
Quanto à LPLOL, a competição só arranca no dia 12 de fevereiro, depois de um adiamento forçado pelas consequências da tempestade Kristin, que deixou parte do país sem comunicações e rede elétrica.
A Liga Portuguesa de League of Legends conta com transmissão integral na RTP Arena.
Lê as últimas novidades dos esports aqui.