Em conjunto com a análise à equipa dos Vodafone Giants, a RTP Arena foi ao encontro de Ricardo “rmn” Oliveira para uma entrevista onde aprofundamos vários temas como a forma recente dos Giants e as expectativas para o futuro da equipa.
RTP Arena – Olá rmn, antes de mais muito obrigado por nos concederes esta entrevista! Conta-nos, quem é o rmn?
Ricardo “rmn” Oliveira – É um rapaz que deixou a universidade para se dedicar a tempo inteiro aos videojogos, muito contra a decisão dos pais, felizmente está a correr bem e faz o que mais gosta como profissão.
RTP Arena – Neste momento és jogador profissional de CSGO. Vês-te a seguir uma carreira nos esports a longo prazo?
Ricardo “rmn” Oliveira – Idealmente sim. Já posso dizer que tenho muitos anos de esports nas pernas, 10 ou 11 anos, e passei por muitas experiências diferentes. Era algo que gostava de seguir e nesse futuro longe logo decidirei.
RTP Arena – Foi no Counter Strike 1.6 que começaste o teu caminho vitorioso. Fala-nos um pouco desse percurso.
Ricardo “rmn” Oliveira – Desde que comecei a jogar 1.6 o meu objectivo era estar entre os melhores e ser o melhor. Felizmente ainda joguei durante quase 2 anos nas melhores equipas portuguesas, o que para mim é um orgulho.
RTP Arena – Há alguma parte desse conhecimento adquirido que ainda apliques nos dias de hoje?
Ricardo “rmn” Oliveira – Não diria conhecimento mas sim a ambição que tinha quando comecei. Se não tiveres como objectivo seres o melhor, é difícil estares motivado para evoluir constantemente.
RTP Arena – Estrategicamente, quão diferentes são as versões do jogo?
Ricardo “rmn” Oliveira – Diria que são muito diferentes. Para além da maneira de pensar das equipas que evoluiu muito devido à experiência, o CS:GO permitiu o uso muito mais aberto de utilidade o que tornou o jogo mais interessante e difícil de dominar.
RTP Arena – Ao longo do último ano tens-te vindo a mostrar como uma peça essencial para a tua equipa, e isso esteve em evidência não só na BLAST Madrid, mas também o vimos acontecer na primeira edição do MOCHE XL Esports, há algum factor que te faça ir mais longe nos jogos grandes?
Ricardo “rmn” Oliveira – Todos esses torneios e jogos grandes são o reflexo do meu trabalho individual e da minha equipa. Nesses dois torneios também mostramos a toda a gente que é possível jogarmos de igual para igual contra equipas tier 1.
RTP Arena – Como é feito o estudo de adversário na tua equipa?
Ricardo “rmn” Oliveira – Geralmente o Ricardo “AIm” Almeida com a ajuda do Arlindo “Torres” Torres preparam os nossos jogos. Para além disso acho que a maior parte dos jogadores da equipa se prepara individualmente para cada adversário.
RTP Arena – Depois de uma BLAST em que a equipa deixou ótimas indicações, os Giants acabaram por não conseguir chegar ao qualificador fechado do Minor, quão difícil foi digerir a derrota?
Ricardo “rmn” Oliveira – É sempre difícil perder. Ainda por cima perder e estar tão perto do qualificador fechado é desmotivante. No entanto sinto que não estamos ao nivel que deviamos estar depois destes meses todos e acaba por ser uma desilusão tanto para nós como para toda a gente que nos apoia. Serviu como um abrir de olhos para trabalharmos mais e melhor.
RTP Arena – Voltando à BLAST, foi a primeira vez que vimos os fãs portugueses comprometerem-se a sério e seguir uma equipa nacional para a apoiar, pensas que este apoio e a demonstração do mesmo mudou de a forma como a equipa assume a sua missão?
Ricardo “rmn” Oliveira – Aumentou claramente a nossa vontade de ganhar tanto por nós como pelos nossos fans. A performance que tivemos na BLASTS foi nossa e deles.
RTP Arena – Vocês são os grandes favoritos à revalidação do título de campeões da Worten Game Ring Master League Portugal, Pensas que a vitória está garantida ou consideras que as equipas que vão encontrar pela frente vos pode causar problemas?
Ricardo “rmn” Oliveira – Nunca nenhuma vitória está garantida. Sabemos que os OFFSET estão a passar um bom momento logo não será um jogo fácil, tanto contra eles como contra K1CK ou GTZ Bulls.
RTP Arena – E para o evento internacional? Qual é o objectivo?
Ricardo “rmn” Oliveira – First things first. O objectivo é ganhar a MLP pela terceira vez consecutiva.
RTP Arena – A longo prazo? O que podemos esperar dos Giants?
Ricardo “rmn” Oliveira – Temos 2 torneios muito importantes estas duas semanas depois disso vamos fazer o balanço da temporada.
RTP Arena – Muito obrigado pela entrevista. Tens algumas palavras finais para deixar a quem te segue?
Ricardo “rmn” Oliveira – Agradeço o apoio incondicional de toda a gente e agradeço todas as mensagens que me mandam que apesar de não responder à maior parte ajudam-me bastante na motivação.
Crédito das fotografias integradas no artigo: Defs.pt