O mais recente relatório da Playing for the Planet Alliance foi positivo. O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente aponta os videojogos como caminho para alcançar mais pessoas no combate às alterações ambientais.

Playing for the Planet Alliance é a iniciativa da UNEP – Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente que une as Nações Unidas à indústria dos videojogos. Esta parceria com 29 grandes empresas de videojogos consegue alcançar, segundo o relatório, 1.2 biliões de jogadores em todo o mundo.

Segundo o mesmo relatório, em 2020, no conforto dos seus sofás, mais de 110 milhões de jogadores ajudaram iniciativas verdes. Estas incluíram por exemplo a plantação de árvores através do Angry Birds ou do Subwar Surfers, ambas promovidas pela Google Play Store.

A Sony Interactive também está a cumprir e a ultrapassar os seus próprios objetivos de eficiência energética. Em causa está o lançamento da PlayStation 5 com modos de redução de consumo.

O Chefe da Juventude, Educação e Advocacia da UNEP e um dos fundadores da Aliança, Sam Barratt, denotou o potencial desta indústria:

A indústria dos videojogos provavelmente é neste momento o maior meio de entretenimento dos nossos tempos” concluindo, “O seu alcance e capacidade de engajamento não têm precedentes. Caso apoiado da maneira correta, este setor poderá ser um dos maiores parceiros na mudança do debate ambiental.

Até ao momento, dois terços das companhias integradas na Playing for the Planet Alliance já se comprometeram a reduzir a sua pegada de carbono. Em 2021 as atividades irão continuar com o lançamento de um cálculo da pegada da indústria e novas pesquisas e estudos na área para entender como ligar os jogos às escolhas dos jogadores fora dos ecrãs.

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