Fotografia: RTP Arena

A Streams Charts lançou uma nova ferramenta que permite analisar os dados dos streamers com recurso a geolocalização desses mesmos dados. Como teste, analisamos em conjunto com a plataforma algumas estatísticas interessantes de 3 dos maiores criadores de conteúdo nacionais: MoveMind, Kitsune e karii.

Com recurso à nova ferramenta da plataforma de análise de dados de streamers é possível saber de onde são os espectadores dos criadores de conteúdo, se usam ou não VPN para aceder às transmissões e até qual a taxa de retenção de espectadores por país.

Para testar esta ferramenta, alinhamos com a Streams Charts uma análise a MoveMind, Kitsune e karii, três criadores de conteúdo portugueses que partilham algum público, mas no geral apresentam várias diferenças na forma como mantém os espectadores e como estes interagem com a suas streams.

Podes ver nestas imagens algumas das estatísticas disponíveis na Streams Charts (abre as imagens noutra janela para veres com melhor qualidade):

Nazar Babenko, o Product Manager na Streams Charts, trouxe-nos a sua visão experiente para analisar os dados e dar uma perspectiva sobre aquilo que podemos retirar da ferramenta.

Babenko nota que há uma tendência de permanência de espectadores nacionais nas transmissões do MoveMind, ao passo que a karii rivaliza a estadia dos seus utilizadores com a sua audiência estrangeira, especialmente dos Estados Unidos da América. Tanto Kitsune como karii têm cerca de metade da sua audiência nacional partilhada com o MoveMind, valor que não é recíproco comparando aos espectadores do criador de conteúdo.

Esta é a análise completa de Babenko aos 3 criadores de conteúdo nacionais:

Cada um destes streamers tem uma parte significativa da sua audiência em Portugal, mas a variedade dos seus conteúdos ilustra claramente que tipos de conteúdos têm mais impacto junto dos espectadores de países específicos. Por exemplo, o MoveMind destaca-se por manter os espectadores portugueses envolvidos, com um tempo médio de visualização de 15 minutos por transmissão. Sendo um streamer de jogos com conteúdos que abrangem mais de 20 categorias nos últimos 30 dias, esta retenção é impressionante.

Em contrapartida, Kitsune e karii, que produzem principalmente conteúdos IRL, registam menos envolvimento por parte do público português, sendo a sua duração média diária de visualização 2 a 3 vezes inferior à do MoveMind. Este facto realça a capacidade do MoveMind em manter os espectadores na sua transmissão – uma qualidade essencial para um streamer.

Outro indicador-chave da retenção de audiência entre os streamers de jogos é a métrica Stay Viewers (espectadores que se envolvem numa transmissão durante mais de 2 minutos). O MoveMind atinge perto de 60% nesta métrica, enquanto que a Kitsune e a karii, com o seu conteúdo predominantemente IRL, ganham 35% e 42%, respetivamente.

Também é importante notar a sobreposição de audiências entre estes canais: apenas 14% dos espectadores do MoveMind também veem a Kitsune e apenas 5% veem a karii. No entanto, mais de metade da audiência de cada streamer feminino (mais de 53%) também vê o MoveMind.

As estratégias de conteúdo da Kitsune e da karii têm as suas próprias vantagens. Por exemplo, a audiência da Kitsune é quase “puramente” portuguesa, sem utilizadores de VPN, ao contrário do MoveMind, onde 1 em cada 10 espectadores utiliza uma VPN. Entretanto, a karii transmite em inglês, o que alarga a sua audiência: enquanto mais de 90% dos espectadores do MoveMind e da Kitsune são portugueses, apenas 30% dos espectadores da karii o são, sendo 15% provenientes dos EUA. Curiosamente, a sua taxa de retenção com a audiência dos EUA é comparável à do conteúdo de jogos do MoveMind, indicando que este tipo de conteúdo ressoa mais com os seus espectadores dos EUA do que com a sua audiência portuguesa.

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