Depois de duas semanas em que 32 equipas de quatro regiões diferentes lutaram pelas vagas atribuídas às suas regiões. Foram duas semanas cheias de CSGO com um bom nível e a contribuir com muitas equipas estreantes para o Major que começará no dia 13 de Fevereiro em Katowice na Polónia. Ainda assim, as quatro equipas que ficaram nos terceiros lugares dos seus respectivos Minors tinham ainda uma última oportunidade de disputar as duas últimas vagas disponíveis para o Major num novo qualificador de ultima chance chamado de Minor Play In. As quatro equipas teriam de se defrontar numa árvore em eliminação dupla, sendo que as equipas na winners bracket disputariam os jogos à melhor de um mapa, enquanto que as da loosers disputariam os seus jogos à melhor de três mapas. As equipas participantes eram: A equipa dos North em representação do Minor europeu, a equipa dos Winstrike a representar o Minor da europa de Leste, a equipa dos Envy representante do Minor americano, e por fim, a equipa dos ViCi Gaming pelo Minor asiático.

North vs. ViCi Gaming

A primeira partida do dia foi disputada entre as equipas dos ViCi e dos North, uma partida disputada em apenas um mapa que foi Inferno, um mapa interessante para a equipa dinamarquesa. Porém, a equipa dos ViCi, ao longo de todo o Minor asiático mostrou-se a grande nível neste mapa. A equipa dinamarquesa começou o mapa por cima vencendo as duas primeiras rondas. No entanto, a equipa chinesa dos ViCi conseguiu rapidamente tomar controlo da partida do lado defensivo do mapa. Uma estratégia defensiva sólida permitiu-lhes não ceder perante as tentativas ofensivas dos North, o que lhes permitiu vencer a primeira metade do mapa por 11-4. Já na segunda metade do mapa, os ViCi conseguiram arrancar melhor conseguido de imediato conquistar a sua décima quarta ronda sem contestação. Apesar da equipa dos North na fase final do mapa ter conseguido encontrar alguns argumentos para tentar voltar à partida, já foi muito tarde bastando à equipa dos ViCi a vitória em mais duas rondas para fechar o mapa em 16-8. A equipa dos ViCI estreava-se assim a vencer no Minor Play In, forçando a equipa dos North a ter de disputar duas partidas à melhor de três mapas para ainda assim conquistar uma vaga no Major.

Winstrike vs. Envy

Logo de seguida foi disputado o segundo jogo inaugural do Minor Play In entre as equipas dos Envy e Winstrike. Adivinhava-se uma partida interessante tendo em conta o nível que ambas as equipas apresentaram nos seus respectivos Minors. A equipa dos Winstrike este inclusive em vias de se qualificar directamente por duas vezes no seu Minor perdendo a sua vaga com derrotas perante os já qualificados AVANGAR e Team Spirit. Já a equipa dos  Envy vinha-se a mostrar extremamente inconsistente. Apesar de ser uma equipa recente esperava-se um nível superior deste quinteto. O mapa escolhido para este confronto foi Overpass, a equipa dos Winstrike começou o mapa do lado atacante do mapa e começou muito bem! Uma entrada vitoriosa nas primeiras três rondas da partida para forçar um reset económico à equipa dos Envy logo de seguida para forçar um resultado na altura de 8-1. Apenas nesta fase da partida é que a equipa dos Envy conseguiu mostrar alguma vontade de entrar na partida vencendo três rondas consecutivas. Mas, foi mesmo apenas isso, uma vez que a equipa dos Winstrike voltou de imediato ao controlo da partida para finalizar a primeira parte do mapa em 11-4. Já na segunda metade do mapa, a equipa dos Winstrike nem deu hipótese à equipa dos Envy para aparecer, uma defesa sólida e sem grandes floreados permitiu que a equipa russa vencesse as cinco rondas consecutivas necessárias para vencer a partida. Acabando por encerrar o mapa com o resultado expressivo de 16-4! A equipa dos Winstrike prosseguiu assim para defrontar a equipa dos ViCi Gaming em apenas um mapa para tentar garantir a sua vaga no Major. Enquanto que a equipa dos Envy seguia assim para um confronto contra a equipa dos North à melhor de três mapas para se manter na disputa pela tão desejada vaga.

ViCi Gaming vs. Winstrike

Chegava então a altura de tomar a primeira decisão do dia. Winstrike contra ViCi Gaming para disputar a primeira vaga no Major em disputa naquele dia. O mapa escolhido para esta partida voltou a ser Overpass que tinha sido o palco onde a equipa dos Winstrike tinha vencido a equipa dos Envy por 16-4 anteriormente. A equipa dos ViCi iniciou a partida do lado defensivo do mapa e de facto entrou melhor na partida. A equipa chinesa conseguiu vencer seis das oito rondas iniciais da partida para forçar de imediato a sua presença defensiva desde cedo no mapa. No entanto, a equipa dos Winstrike tomou controlo da partida na nona ronda e nunca mais o quis largar nesta primeira metade do mapa, não só conseguindo recuperar da desvantagem que tinha na altura como acabaram mesmo por vencer a primeira metade do mapa por 8-7. Já na segunda metade do mapa, a equipa dos ViCi voltou a entrar superior no seu lado ofensivo, e apesar de terem saído derrotados das duas primeiras rondas da segunda parte, assim que conseguiram adquirir armamento para disputar a partida, conseguiram tomar controlo da partida. Porém, e mais uma vez, a equipa dos Winstrike voltou a tomar controlo da partida para ainda assim acabar por precisar de todas as rondas regulamentares da partida para emergir como vencedora com um resultado de 16-14  a seu favor. A equipa dos Winstrike qualificava-se assim para o Major enquanto que a equipa dos ViCi Gaming caía para a looser’s bracket  onde iria defrontar o vencedor da partida entre os North e os Envy pela última vaga para o Major em disputa.

North vs. Envy

À medida que o dia ia avançando, o lote de equipas em disputa ia diminuindo. E depois da equipa dos Winstrike ter garantido a primeira vaga em disputa. Era a vez de ou a equipa dos North ou a equipa dos Envy dizer adeus à oportunidade de regressar a solo polaco em Fevereiro para disputar o Major.
O primeiro mapa da partida foi Train. O mapa foi escolhido pela equipa dos Envy que iniciou o mapa do lado atacante. Mas quem apareceu desde cedo para jogar foi mesmo a equipa dos North, a equipa dinamarquesa desde cedo tomou o total controlo da partida, vencendo inclusive as primeiras oito rondas da partida, a equipa dos Envy simplesmente não conseguiu encontrar forma de contestar de forma eficaz a defesa da equipa dinamarquesa de forma a contestar a partida. O resultado da primeira metade do mapa fixou-se em 13-2 a favor da equipa dos North. Na segunda metade do mapa, a equipa dos Envy conseguiu encontrar algum do poderio que já tinham mostrado em ocasiões anteriores. A equipa americana conseguiu com bastante esforço reduzir a desvantagem no resultado da partida para 13-9. No entanto, e após uma adaptação eficaz no jogo ofensivo da equipa dos North, acabaram por perder o controlo que iam construindo ao longo da segunda metade do mapa. Acabando por saír derrotados no mesmo por 16-9. A série ficava então fixada em 1-0 a favor da equipa dos North.
O mapa escolhido pela equipa dos North para tentar encerrar a partida em apenas dois mapas foi Mirage. A equipa dinamarquesa que arrancou do lado atacante do mapa, entrou bastante autoritária no segundo mapa. O estilo de jogo por eles apresentado foi bastante eficaz na medida em rapidamente colocaram toda a pressão em cima da equipa dos Envy que tinha obrigatoriamente de vencer este mapa para se manter viva no evento. Toda a primeira parte do mapa foi bastante disputada com ambas as equipas a conseguirem causar problemas ao adversário. Porém a equipa dinamarquesa, acabou por sair por cima na primeira metade com um resultado a seu favor de 9-6. Já na segunda metade do mapa, a equipa dos North voltou a entrar mais forte vencendo as primeiras quatro rondas da segunda parte para atingir o resultado de 13-6. A equipa americana dos Envy ainda conseguiu responder para entrar na partida e reduzir o resultado para 13-10. Mas, e um pouco à imagem daquilo que aconteceu no primeiro mapa, a equipa dos North conseguiu encontrar resposta para fechar o mapa em 16-11. A equipa dos North conseguia assim manter-se na luta pela ultima vaga disponível para o Major tendo ainda pela frente a equipa chinesa dos ViCi Gaming.

ViCi Gaming vs. North

Chegava então a hora da derradeira decisão. Os dinamarqueses dos North enfrentavam a equipa chinesa dos ViCi pela ultima vaga para o Major em disputa. Ambas as equipas lutaram bastante nas últimas duas semanas para conseguirem chegar  este ponto, e aqui era a última oportunidade que lhes era dada para conseguirem estar em Fevereiro a disputar o titulo mais importante do cenário competitivo de CSGO.
O primeiro mapa foi Dust2. Mapa escolhido pela equipa dos North que arrancou do lado atacante. A equipa dinamarquesa conseguiu arrancar melhor, vencendo as três primeiras rondas da partida. No entanto, a equipa dos ViCi conseguiu impor o seu jogo defensivo à equipa dinamarquesa para passar à frente no marcador, toda a primeira parte do mapa foi muito bem disputada por ambas as equipas, apesar de que a equipa chinesa acabou por conseguir conquistar a vantagem na primeira metade para a fixar num resultado de 9-6 a seu favor. Já na segunda metade, a equipa dos North voltou a entrar melhor, uma defesa sólida dos pontos de contacto do mapa permitiram à equipa dinamarquesa passar para a frente no marcador com um resultado de 12-10. Porém, a equipa dos ViCi adaptou o seu jogo e neutralizou por completo a muralha dinamarquesa que se ia impondo na partida. A equipa chinesa não mais permitiu que os North conseguissem voltar à partida mostrando pragmatismo para fechar o primeiro mapa em 16-12.
A equipa dos ViCi escolheu Inferno para segundo mapa. E começando do lado atacante do mesmo até entraram melhor, a vencer as três primeiras rondas. No entanto, a equipa dos North conseguiu tomar controlo completo da partida a partir da primeira ronda de armas. Em momento algum a equipa chinesa conseguiu apresentar processos ofensivos no mapa com capacidade para contestar a equipa dinamarquesa que venceu a primeira metade do mapa por 11-4. Já na segunda metade do mapa a equipa dos ViCi voltou a entrar superior, vencendo oito das nove rondas iniciais da segunda parte do mapa para empatar a partida em 12-12, a equipa chinesa foi mostrando que não queria de forma alguma deixar esta partida ir a terceiro mapa. Uma disputa até à última ronda não trouxe um vencedor. Tendo a partida tido a necessidade de ir a prolongamento para que se pudesse obter um vencedor. Já no prolongamento, as deficiências colectivas que têm vindo a assolar a equipa dos North nos últimos meses tornaram-se evidentes, e ainda que fossem necessários dois blocos de prolongamento, a equipa dos ViCi acabou por sair vencedora da partida com um resultado de 22-20. A equipa chinesa qualificava-se assim para o Major deixando um nome que à meses atrás era considerado entre os eternos candidatos ao título, neste momento nem a qualificação conseguiram conquistar.


E assim ficou encerrada a fase de qualificação para o Major. Todas as vagas estão preenchidas e certamente que a cidade de Katowice está pronta para receber o melhor que o CSGO mundial tem para oferecer!
Lê as últimas novidades dos esports aqui.
PUB