O Márcio “Kbol” Carvalho esteve hoje no Red Bull Gaming Ground Pop Up a dar uma sessão de OMEN Dojo. Aqui partilhou com o público alguns ensinamentos sobre o seu jogo de eleição, Magic The Gathering.

O jogador qualificou-se recentemente para o campeonato mundial de Magic e a RTP Arena aproveitou a oportunidade para conversar um pouco com o jogador.


Boa tarde Márcio, ou Kbol, em primeiro lugar deixa-me dizer-te que é uma honra estar a entrevistar-te pois eu também sou jogador de Magic e sigo há muitos anos o teu percurso. Hoje estás aqui a dar uma aula de Magic Arena no Red Bull Gaming Ground, que tens a dizer sobre esta iniciativa da Red Bull? 

Kbol: Acho que é fantástico e muito importante para o Magic, ter esta grande marca que é a Red Bull a entrar dentro do circuito do MTG, para todos os jogadores é fantástico. Especialmente juntando às iniciativas da OMEN que têm sido bastante positivas, creio que isto para Portugal é excelente e vai aumentar a nossa comunidade, e espero eu, uni-la, para todos ganharmos algo mais com isto.

Muito recentemente estiveste no Mythic Invitational em Los Angeles e conseguiste o 12º lugar, talvez não fosse o que estavas à espera, pretendias obviamente entrar no Top 8, como por exemplo o Edmvyrus. Ainda assim, o que achas da tua prestação e da prestação de Portugal neste torneio?

Kbol: A minha prestação foi “okay”, eu só precisava de garantir alguns pontos para jogar o mundial em 2020 que é um torneio de 1 milhão de dólares apenas com 16 jogadores. O Miguel [Edmvyrus] tinha um deck melhor, estava mais treinado e correu-lhe bem, espero que ele seja um de mais portugueses a ter grande sucesso lá fora.

Que é que estás a achar desta iniciativa da Wizards of The Coast em apostar neste esport, afastando-se um pouco do formato papel e transportando a sua “magia” para o mundo digital?

Kbol: Eu ao principio estava um pouco reticente porque nós somos jogadores hardcore de papel, sempre joguei em papel e já jogo quase há 20 anos. Não achei que pudesse correr bem esta vertente online mas o Magic explodiu e quanto mais pessoas jogarem é melhor para todos seja só em papel ou só no Arena. O Magic tem mais visibilidade e é um óptimo começo para o Magic voltar a crescer e a crescer, e honestamente não sei onde vai parar.

Os Worlds estão já aqui à porta, são já em fevereiro, quais são as tuas perspectivas?

Kbol: O Mundial é um torneio que eu sempre quis ganhar. Há 3 anos atrás fiquei em 2º lugar, perdendo para o Brian Braun-Duin, doeu um pouco mas ainda assim foi uma boa classificação. Este ano a competição será ainda mais selecta, apenas com 16 pessoas, com 300.000$ para o 1º lugar, com premiação mínima de 30.000$ para todos por se terem qualificado. Será no Havaí, local onde já fui várias vezes e recomendo toda a gente a visitar, que é fantástico. Eu jogo sempre para a vitória por isso espero trazer o troféu para Portugal.

No sábado, aqui no espaço Red Bull Gaming Ground vamos ter mais um OMEN Challenge MTGA, o que achas deste torneio? E já agora, conselhos para quem vai participar.

Kbol: Eu joguei a edição passada, em que até venci, fui à final contra o Miguel Simões [Edmvyrus]. O torneio foi muito bem feito, os qualificadores online puxam mais participantes, facilitando o acesso às pessoas que não podem viajar. É uma grande iniciativa da OMEN, que toda a gente deve aproveitar e jogar mesmo com decks mais fracos e não tenham as cartas, É GRÁTIS, portanto não têm nada a perder, no máximo perdem umas horinhas. Estou bastante esperançoso que hajam mais torneios para o ano, da OMEN com o apoio da Red Bull, que isto tem sido fantástico para nós.

Muito obrigado Márcio e toda a sorte para o mundial que se avizinha.

Kbol: Obrigado eu!


No dia 21 de dezembro no Red Bull Gaming Ground Pop Up, decorre a final do OMEN Challenge MTGA. A competição será transmitida no Twitch oficial da RTP Arena e contará com oferta de Gemcodes ao longo da stream.

Lê as últimas novidades dos esports aqui.

PUB