A Riot Games está à procura de uma solução para ajudar os jogadores da The Guard após a sua rejeição no VCT Americas, quem o confirma é Leo Faria, o Diretor Geral do VALORANT.
No início desta semana foi anunciado pela Riot Games que a The Guard, a organização que venceu o Ascension Americas, teria falhado o acordo com a empresa e não iria rumar à liga internacional americana. Esta rejeição não afetaria só a organização, como afetaria todo o ecossistema do VCT Americas, sendo que nenhuma equipa iria entrar na liga em 2024, ao contrário do que irá acontecer no VCT EMEA, com Gentle Mates, e VCT Pacific, com Bleed Esports.
Depois do anúncio que apanhou a comunidade de surpresa, soube-se que também todo o plantel da equipa teria sido apanhado de surpresa. Os jogadores não foram avisados de que não iriam rumar à competição Tier 1 e ficaram a conhecer o seu destino através das redes sociais.
A statement from our Executive Council pic.twitter.com/fo8lQLxh3u
— Americas VALORANT Players Association (@valorant_pa) August 29, 2023
Depois, a Associação de Jogadores de VALORANT e a comunidade pediram esclarecimentos à Riot e gerou-se um clima de apoio a estes atletas que até ao anúncio achavam que iriam disputar a liga em 2024.
No dia 30 de agosto, Leo Faria, Diretor do VALORANT, emitiu um comunicado onde explicou a decisão da empresa, referindo que haviam outras opções em cima da mesa. Entre elas, havia a possibilidade de permitir aos jogadores que venceram o Ascension tentarem entrar na liga através de outra organização, mencionando que não escolheram esta opção porque poderia abrir o precedente de que as vagas no VCT estariam à venda, algo que não é permitido.
I appreciate the passion with which you all showed up to advocate on behalf of the players. We hear you. There are still significant risks our team needs to dig into, but we’re working through this and hope to find a positive outcome for the players. We’ll update you all when we… https://t.co/CbMK1dQIjE
— Leo Faria (@lhfaria) August 30, 2023
Mais uma vez, as declarações do Leo não caíram bem entre a comunidade, o que levou o jovem diretor a voltar atrás com a sua palavra. Ontem, dia 31 de agosto, Leo Faria voltou a utilizar o seu X para referir que a equipa do VALORANT está atenta à comunidade e que vão tentar arranjar uma solução positiva para os jogadores da The Guard.
A solução em si não foi explicada, mas a publicação serviu para acalmar as águas e finalmente dar uma luz de esperança aos jovens atletas que venceram uma das mais importantes competições das suas carreiras até ao momento. O representante maior do VALORANT garantiu ainda que mais informações serão reveladas assim que possível.
Lê as últimas novidades dos esports aqui.