A Bilibili Gaming leva a coroa de melhor equipa do mundo em 2024, apesar dos Worlds terem sido conquistados pela T1. Apenas 1 equipa europeia de League of Legends conseguiu um lugar no top 10.
Este ano a Riot Games decidiu lançar um sistema de ranking para o Tier 1 que reúne equipas de todas as Major e Minor Regions numa tabela classificativa que avalia resultados internos e resultados em torneios internacionais, os Global Power Rankings.
Esta nova pontuação faz um cálculo de vitórias e derrotas, que atribui pontos dependendo da dificuldade da região que integram, bem como premeia pódios para as equipas de todo o globo. Com quase um mês passado desde o fim dos Worlds 2024, as contas já estão fechadas até ao arranque de 2025 e os líderes estão definidos.
Apesar da conquista da T1 nos Worlds, que lhe atribuiu a maior quantidade de pontos possível de uma só vez, esta apenas saltou da 6ª posição para a 2ª, até porque não foi além da 3ª posição no MSI 2024 e não conseguiu conquistar qualquer torneio interno este ano.
Em lugar oposto, a equipa que mais tempo liderou o ranking durante 2024, a Gen.G, caiu de 1º para 3º durante o evento ao ficar pelas semifinais. Quem aproveitou esta troca de golpes entre organizações coreanas foi a campeã chinesa e vice-campeã tanto de MSI como de Worlds, a Bilibili Gaming. A titã asiática levou a coroa em 2024 como melhor equipa do ano, apesar de não ter vencido nenhum torneio internacional.
A primeira equipa ocidental a aparecer no ranking é a G2 Esports, que conseguiu um modesto 6º lugar, contando para a posição o pleno interno, onde só somou ouros, e as 4ª e 11ª posições no MSI e nos Worlds.
Com domínio absoluto da LCK e da LPL neste top 10, a norte-americana FlyQuest ainda conseguiu um espaço neste grupo, contando para isso com uma 9ª posição no MSI e uma 8ª posição nos Worlds, para além dos títulos internos.
Para as Minor Regions, a primeira equipa a aparecer na lista é a PSG Talon, na 18ª posição, a representar a PCS, seguida da GAM Esports, da VCS, na 28ª posição. O Brasil conseguiu colocar uma equipa a fechar o top 50, a paiN Gaming, que carregou as esperanças brasileiras até aos Worlds 2024 e até chegou a passar da fase de play-in.
Lê as últimas novidades dos esports aqui.