Fotografia por: LCS/LoL Esports

A LCS está em risco de falhar as suas jornadas inaugurais por falta de jogadores profissionais disponíveis para jogar.

A principal liga norte-americana de League of Legends, e uma das maiores do mundo, está em risco de não ter jogadores para disputar o Summer Split. Em causa está uma greve de jogadores agendada para a liga em nome da Associação de Jogadores da LCS (LCSPA).

A razão prende-se com a decisão conjunta das organizações e da liga de eliminarem a obrigação destas equipas de competirem na NACL, a liga academia da LCS. Este fim da obrigação levará a uma avultada perda de postos de trabalho, que está estimada em cerca de 70 pessoas. Apenas três das dez equipas da liga decidiram permanecer, sendo estas: Flyquest, Evil Geniuses e Team Liquid.

Tanto a associação como os jogadores pediram à Riot Games para que esta mudança não entrasse em vigor, pedido este que a empresa ignorou. A LCSPA decidiu então avançar com uma greve que recebeu, segundo esta, o voto a favor da esmagadora maioria dos seus membros.

Esta decisão de greve ditará que os jogadores da liga não entrem em palco para disputar a competição até que sejam tomadas medidas para corrigir esta situação. Agora as equipas procuram soluções rápidas para resolver o caso até ao início da liga que é já esta semana.

As organizações em participação na League of Legends Championship Series serão obrigadas a ter jogadores devido ao seu contrato de obrigações com a Riot Games. Devido à decisão de terminarem com as suas academias, as equipas não têm agora substitutos utilizáveis fora do seu plantel principal, o que levou a liga a tomar uma decisão drástica: as equipas  poderão inscrever jogadores depois do dia final do plantel para que consigam cumprir com as suas obrigações.

Esta mudança nas regras levou a associação a emitir um comunicado onde pede aos jogadores livres que não se sintam tentados a aceitar, correndo o risco de colocarem em risco o futuro dos atletas profissionais e amadores de League of Legends.

Sem fim à vista para este problema, parece que a liga norte-americana está em desespero para garantir que pode dar início à nova temporada sem afetar os calendários internacionais da Riot Games. Segundo Travis Gafford, jornalista independente de esports, a liga removeu agora todas as restrições de rank mínimo para os jogadores inscritos, significando que até jogadores Iron poderão participar naquela que é considerada uma das maiores ligas do mundo.

Apesar de toda esta situação, a organização da liga ainda não se pronunciou publicamente, estando a tentar resolver o caso dentro de bastidores.

A jornada inaugural do Summer Split da LCS está agendada para o dia 1 de junho. Esta temporada será decisiva para apurar as representantes da região norte-americana para os Worlds 2023.

Lê as últimas novidades dos esports aqui.

PUB