No último Dev Update de 2024, a equipa do League of Legends revelou os planos gerais para 2025 e há muito para falar.

Já se especulava pelas redes sociais sobre a possibilidade de haver mudanças profundas, e havia mesmo confirmação de uma nova forma de apresentar as temporadas durante o ano, mas agora sabe-se quais são as reais intenções da Riot Games.

Seasons – Noxus

A partir de 2025, os 3 Splits competitivos terão temas definidos que vão influenciar tudo o que acontece durante essa temporada. Os campeões lançados, as skins, os modos de jogo, e até o próprio Summoner’s Rift passarão a estar ligados diretamente ao tema que estiver em curso no jogo.

Estes 3 temas anuais serão sempre diferentes, mas a cada ano terão uma ligação entre si, como uma espécie de Lore que os liga. Cada tema terá também 2 capítulos, que irão ajudar a alinhar a experiência narrativa.

O primeiro tema, e aquele que irá lançar este novo formato, será Noxus. Com o novo tema, já temos um vislumbre de como será o novo Summoner’s Rift, e temos também a confirmação que Mel Medarda, uma noxiana, será a primeira campeã do ano. O vídeo de lançamento do ano também será dedicado à região que chega ao jogo em janeiro.

Estas temporada também trazem algumas novidades mecânicas, sendo que a primeira serão os Feats of Strength. Estas são umas missões que vão recompensar as equipas que as cumprirem primeiro: First Blood, primeira torre, primeira equipa a derrotar 3 monstros épicos da selva (dragão, herald ou 3 Void Grubs).

A primeira equipa a cumprir duas das 3 missões receberá um bónus nas suas botas, que começará como um bónus gratuito e imediato, podendo depois ser expandido com a compra de uma nova versão Tier 3 deste equipamento, disponível apenas para a equipa vencedora do desafio.

Atakhan, Bringer of Ruin

Está a chegar um novo monstro épico ao Summoner’s Rift. Atakhan não será temporário com a temporada de Noxus, mas será mesmo uma adição permanente ao jogo que promete mudar o jogo nos primeiros minutos.

Atakhan aparece aos 20 minutos e surge no rio junto à Top Lane ou à Bot Lane. A decisão entre aparecer de um lado ou do outro do mapa depende do lado do mapa que tiver mais mortes e dano de campeões até ao minuto 14. Quando chegar a esse minuto, aparece uma nova linha de muros nessa região onde irá aparecer o novo monstro aos 20 minutos. Este personagem aparece de 20 em 20 minutos após o primeiro spawn.

A quantidade de dano e mortes realizadas até ao spawn irá também afetar a forma do monstro que poderá ser Ruinous ou Voracious:

  • Ruinous Atakhan (jogo mais intenso) – Matar o Ruinous Atakhan recompensa os jogadores com um bónus permanente aos efeitos de todos os monstros épicos. Este cria também um campo de rosas de sangue (explicação na seção “Alterações em jogo” em baixo);
  • Voracious Atakhan (jogo menos intenso) – Matar o Voracious Atakhan dá à equipa um Rebirth temporário e de utilização única, semelhante ao passivo do Akshan, fazendo um campeão derrotado aparecer imediatamente na sua fonte, sem ter Death Timer.

Novo modo de jogo – Swiftplay

A Riot vai começar a testar um novo modo de jogo, chamado de Swiftplay, que pretende usar para substituir o Quick Play. Este modo de jogo promete desafios mais rápidos, mas dentro do Rift, de forma a ser uma boa alternativa ao ARAM, mas que permite treinar no Rift de qualquer das formas.

Neste modo de jogo os monstros épicos aparecem mais cedo, todas as recompensas de ouro e XP são mais elevadas, bastam 3 dragões para ter a Soul, missões de itens terminam mais rápido, as torres perdem o Plating mais cedo e todos os campeões ganham ouro quando estão ao pé de um minion que morre.

Este novo modo de jogo chega ao PBE já no dia 11 de dezembro, entrando no jogo Live em conjunto com todas as restantes alterações.

Viktor VGU

O VGU (Visual and Gameplay Update) do Viktor está pronto e vai trazer a versão de Arcane até ao jogo. O campeão terá uma nova história, diretamente retirada de Arcane, novas Splash Arts, um novo aspecto e um novo Ultimate, que será idêntico ao atual, mas expande o tamanho da tempestade com cada abate até ao final da habilidade.

Este VGU vai também aumentar o preço da Prototype Viktor, pelo que esta skin estará disponível na loja a 520 RP, o preço atual, até ao lançamento da atualização, onde passará a custar 750 RP.

Alterações em jogo

Em janeiro chegam também novas runas: Axiom Arcanist, Deep Ward, Sixth Sense e Grisly Mementos. Estas novas runas trazem algumas mudanças à meta atual do jogo:

  • Axiom Arcanist – Aumenta o dano, cura ou escudo do Ultimate e recupera algum cooldown com Takedowns;
  • Deep Ward – Wards colocadas na Jungle do adversário duram mais tempo e têm mais 1 ponto de vida. A partir de nível 11, Wards no rio também serão consideradas Deep Wards;
  • Sixth Sense – Automaticamente encontra Wards inimigas nas imediações, mesmo que o jogador não as esteja a ver;
  • Grisly Mementos – Dá um stack infinito de Trinket Ability Haste quando se consegue Takedowns.

Estas novas runas vão substituir a Nullifying Orb, Eyeball Collector, Zombie Ward e Ghost Poro.

Teleport vai ser refeito. A partir de 2025 o Teleport deixa de transportar a personagem imediatamente para o ponto de saída quando terminado o cast. Agora o campeão fará essa viagem ao longo do mapa, sendo mais lento no TP normal e depois mais rápido no Unleashed Teleport.

As torres do Nexus vão passar a dar respawn, tal como os inibidores. O objetivo será dar liberdade à equipa que está em desvantagem e evitar prolongamentos dos jogos porque uma equipa fica a acampar na base com medo de sofrer um backdoor.

Para acomodar a introdução do Atakhan ao minuto 20, o Baron Nashor passa agora a aparecer apenas aos 25 minutos de jogo. O Rift Herald muda também o seu spawn, passando a aparecer aos 16 minutos.

Será introduzida uma nova plata no Rift, a Rosa de Sangue. Esta nova planta, quando destruída, passa a dar petalas que dão um bónus de XP a toda a equipa e um buff de Adaptive Force permanente por cada pétala apanhada. Esta planta aparece ocasionalmente onde campeões morreram.

Outras alterações

Os passes de batalha continuam a ser 6 por ano, mas passam a estar disponíveis durante todo o ano. Estes passes serão mais longos e terão mais recompensas. O conteúdo do pass passará a ter skins exclusivas, tanto para utilizadores free, como para utilizadores que comprarem os passes, e as recompensas serão dedicadas ao tema em curso nessa Season. Os passes continuarão a ter o mesmo preço que têm atualmente.

Ainda sobre os passes, a loja de Tokens vai desaparecer, passando o conteúdo do pass a estar naturalmente disponível através de missões, níveis e até mini-jogos. Segundo a Riot Games, em 2025, um jogador que não gaste dinheiro no jogo, mas complete os passes, consegue 12 skins gratuitas, sem contar com as 3 Victorious Skins.

Vamos despedir-nos dos Masterwork Chests, que deixarão de estar disponíveis no jogo. A Riot achou que já não faziam sentido manter com a alteração aos passes de batalha que irão trazer as orbs como presença permanente durante todo o ano.

As Skin Shards também vão ser retiradas dos passes, passando a ser obtidas apenas através de Hextech Chests, significando que um pass agora oferece uma skin específica completa, ao invés de shards.

Continuam a existir 3 Splits de Ranked por ano, que decorrem em conjunto com as Seasons, mas deixam de haver 3 ranked resets. A Riot decidiu voltar a dar apenas um hard reset por ano, que será logo em janeiro, mantendo-se depois o mesmo MMR entre temporadas. Apesar do fim dos vários resets, cada split continuará a ter início e fim, trazendo na mesma 3 Victorious Skins por ano.

O sistema de Honor também será completamente refeito e agora deixa de ter resets. A loja de Honor e os Honor Tokens serão removidos do jogo. O sistema de honra passará agora a servir diretamente para ajudar os jogadores, tanto a ganhar experiência de passe, sendo que mais honra trará um multiplicador diferente à evolução do jogador, e também em sistemas em jogo. Um jogador com muita honra poderá utilizar mais pings por minuto e também mais emotes, entre outras alterações.

Practice Tool vai passar a ter um modo multiplayer para os jogadores poderem treinar com amigos. Esta mudança chega ao PBE em breve, mas não deverá ser lançada imediatamente com os Patchs de início de ano nos servidores Live.

Foi confirmado que há planos para vários VGUs em 2025, sendo que estes estarão ligados ao tema que estiver em curso na Season.

Lê as últimas novidades dos esports aqui.

PUB