Magia! Ao fim de dois dias, foi dada por concluída a primeira bracket do Main Event do Major de Kiev, de Dota 2. Oito jogos, depois de uma fase de grupos, em modelo suíço, a ordenar as equipas de 1 a 16, pelos resultados obtidos. Nessa fase, como aqui escrevemos, os Team Secret dominaram, invictos, vencendo as três séries sem ceder um único jogo. No extremo oposto, os brasileiros SG e-sports carregavam o peso das derrotas, depois de uma entrada com o pé direito a vencer o primeiro jogo da série frente aos Reis dos Majors OG.
Esta primeira fase arrancou na quinta-feira, com quatro jogos agendados. Os IG venceram os mousesports, finalistas vencidos do último Major. Os gregos, recentemente contratados pelos mousesports depois de abandonarem os Ad-Finem, não foram capazes de manter o nível patenteado no anterior Major e a powerhouse chinesa levou a melhor. No jogo seguinte, muita luta, muita reviravolta, para os Liquid vencerem os Newbee. Depois de um mau começo, a equipa dos Liquid conseguiu recompor-se e levar de vencida os históricos chineses. Os jogos equilibrados do dia terminaram por aqui. Seguiram-se sweeps de VGJ aos DC, com um roster totalmente remodelado, e de Virtus.pro a IG Vitality, com os russos a não darem espaço para os chineses respirarem.
Sexta feira arranca com uma surpresa. Os TNC, que estavam a ter um desempenho brilhante, caem aos pés de Faceless. 2-1 para a equipa do histórico Black^. Seguiu-se OG contra Random, os ex-Wings, vencedores do The International. Sem dúvida um dos jogos grandes do evento, com picos de perto de milhão e meio de espectadores entre as streams ocidentais. Ao fim de três excelentes jogos, os OG sagram-se vencedores. No cardápio estavam dois rivais, os Evil Geniuses contra os recém formados Thunderbirds, ex-DC e finalistas vencidos do The International. As duas equipas, sediadas nos EUA, têm sempre contas a acertar, mas desta feita os EG não deram a mais pequena hipótese a W33 e companhia. Dois zero, sem espinhas. Por último, o jogo que opunha o tubarão da fase de grupos contra o patinho feio. Secret contra SG e-sports. Primeiro contra lanterna vermelha. Os Secret entram em força, focados em continuar a sua senda de vitórias, e asfaltam o mapa com os SG. 37-9 com o jogo a acabar antes dos 30 minutos. Mas os Brasileiros não desistiram. Novos nestas andanças e cientes do marco que alcançaram para si e para os eSports brasileiros, os SG recompuseram-se e apostaram em Riki para suporte, deixando a pequena “Ward ambulante” deambular pelo mapa e causar estragos um pouco por todo lado. Resultou? Oh, se resultou. A exibição de Kingrd catapultou os SG para o equalizador, permitindo a 4dr brilhar na sua Lina. E que exibição. Se os Secret haviam asfaltado no primeiro jogo, no segundo os SG pintaram as paredes com os Secret. 40-16. Números impressionantes que deixaram o público ao rubro. Nas streams, com dezenas de milhares de brasileiros a assistir às diversas Streams em Português, e lá, no palco, com a multidão europeia a converter-se ao esforço de David contra Golias. Um a Um. Tudo empatado. Não se podia pedir mais aos SG. Chegar até aqui já foi uma vitória. Perdendo, levariam para casa 62 mil dólares, bem mais do que alguma vez haviam ganho desde a sua fundação. Ganhando, avançariam para a fase seguinte e no bolso entrariam pelo menos 10 vezes mais do que aquilo que haviam ganho até então. Mas era pedir muito. Era. Não era? Mas nisto dos eSports volta e magia a magia acontece. Com MidOne – um dos jogadores mais cotados do mundo, com mais de 9000 MMR – num dos seus heróis de eleição, Invoker, e com dois outros dos heróis mais usados pelos Secret nas mãos de Puppey e pieliedie, com Bounty Hunter e Io, os Secret assistiram a uma exibição de gala dos SG e-sports! Uma exibição a roçar a perfeição, a permitir a hfnk3, aos comandos de um Slark, tornar-se uma verdadeira máquina de morte e destruição. hfnk3 terminaria o jogo depois de matar 16 adversários… a equipa dos Secret mataria apenas 17 em toda a partida. 39-17 e o Twitch explodia. A comunidade Brasileira e lusófona de Dota 2 rebentava a escala. Os SG conseguiam! Venciam aquele que era um dos grandes favoritos, depois da imaculada fase de grupos. Os SG seguiam em frente, contra todas as apostas e hipóteses.
Como virou slogan, na crescente falange de apoio brasileiro, Puppey quebra recordes, mas c4t, o suporte dos SG, quebra as regras. E quebrou! E os SG avançam então para os quartos de final, que se realizam já este Sábado.
Invictus Gaming vs Team Liquid, Team VGJ vs Virtus.pro, Team Faceless vs OG e Evil Geniuses vs SG e-sports são então os jogos programados. Os derrotados levarão para casa 125.000$. Os vencedores disputarão o milhão garantido do primeiro lugar, com a certeza de terem pelo menos 250.000$ na carteira.
Isto são os eSports!
Crónica do Rubber Chicken pela mão do Ricardo Mota
Segue o Ricardo Mota nas redes sociais:
Facebook
Twitter
Lê as últimas novidades dos esports aqui.