A Steam acabou de remover um jogo da loja chamado PirateFi e está a avisar todos os jogadores que fizeram download dele para tomarem precauções.

Na sua generalidade, a Steam é uma plataforma segura para os utilizadores que queiram ter todos os seus jogos no mesmo sítio de forma digital e com várias medidas de proteção do utilizador em curso. Apesar disso, de vez em quando alguns títulos passam pelas apertadas medidas de segurança da plataforma da Valve e acabam mesmo por chegar aos computadores dos jogadores mais incautos.

PirateFi, um jogo que foi lançado na Steam no dia 6 de fevereiro, e se oferecia aos jogadores de forma totalmente gratuita, é um desses casos. Este jogo vendia-se como um jogo de sobrevivência, idêntico a Rust, mas com uma temática de piratas.

O jogo esteve até ao dia 12 de fevereiro disponível na loja e chegou a ser instalado por várias centenas, ou milhares de jogadores, conseguindo até 88% de críticas positivas na plataforma, que aparentam ser de Bots.

Este jogo era na verdade um Malware disfarçado que visava instalar-se nos computadores dos jogadores para roubar todas as informações destes. A Valve lançou agora um aviso a todos os jogadores que o instalaram para correrem programa Anti-Malware nos seus sistemas, ou mesmo reinstalarem tudo de base para garantir que nada ficou no computador.

Algumas medidas que podes tomar para garantir que um jogo é real é avaliar a existência da sua criadora e verificar se tem referências ao jogo nas suas redes sociais. Outra boa medida é procurar se sites verificados, como o caso da RTP Arena, alguma vez referiram a existência do jogo. Procurar em fóruns de discussão opiniões e conversas sobre o jogo também é uma boa forma de verificar se há de facto um jogo real a explorar, ou se este não passa de uma falsa forma de te atacar a máquina.

Lê as últimas novidades dos esports aqui.

TÓPICOS

, ,
PUB