O jogador Damian “EMIYA” Boulware foi banido da plataforma FACEIT por utilização de cheats e a Rocket, onde milita, foi expulsa de imediato de dois torneios da ESL, arriscando ainda o afastamento do RMR.
A Rocket, uma das surpresas do qualificador norte-americano rumo ao RMR, foi expulsa com efeito imediato da ESL Challenger League e ESL Challenger Melbourne devido ao caso de cheating do atleta Damian “EMIYA” Boulware.
O conjunto que bateu a NRG no duelo decisivo do qualificador do RMR poderá mesmo estar em vias de ser expulsa do torneio de acesso ao Major.
Important context that did not fit in the original tweet is that EMIYA is set to travel to the Americas RMR with Rocket in less than two weeks, with the ban raising serious integrity concerns around his qualification should the ban be upheld. https://t.co/v33mRHCbku
— Mnmzzz – Jeff 🇺🇦 (@MnmzzzCS) February 19, 2024
O caso de Damian trata-se de uma repetição, visto que o atleta já tinha sido apanhado por cheating entre 2021 e 2023. Na altura, o atleta apresentava-se com o nome “DROID“.
A duas semanas do RMR das Américas para tentar a qualificação para o primeiro Major de CS2, a Rocket encontra-se assim numa encruzilhada.
Treinador infringiu regras
Para juntar ao drama, o atleta Ahmed “ayy” Mahmoud revelou que não se irá desclocar ao México para jogar o torneio se a equipa não for desclassificada. Segundo o jogador revelou nas redes sociais e posteriormente à HLTV, “a equipa não merece o lugar”.
Na mesma comunicação com o portal de informação, o atleta revelou que o treinador infringiu as regras do qualificador e comunicou com a equipa durante os jogos. Em causa está Alexandr “Psycho” Zlobin, treinador que pertenceu à Akuma – equipa ligada a escândalos de manipulação de resultados e casos de cheating.
Também o atleta “nero” confirmou em declarações à Dust2.us que o treinador teria passado comunicações durante o qualificador fechado, embora esta não fosse situação isolada.
A organização acabou por confirmar a participação do treinador e o caso de cheating de “EMIYA” deverá mesmo colocar em causa a participação da equipa no RMR das Américas. Tanto o atleta como a PGL não comentaram a situação.
Lê as últimas novidades dos esports aqui.