Imagem: HLTV

O jogador Damian “EMIYA” Boulware foi banido da plataforma FACEIT por utilização de cheats e a Rocket, onde milita, foi expulsa de imediato de dois torneios da ESL, arriscando ainda o afastamento do RMR.

A Rocket, uma das surpresas do qualificador norte-americano rumo ao RMR, foi expulsa com efeito imediato da ESL Challenger League e ESL Challenger Melbourne devido ao caso de cheating do atleta Damian “EMIYA” Boulware.

O conjunto que bateu a NRG no duelo decisivo do qualificador do RMR poderá mesmo estar em vias de ser expulsa do torneio de acesso ao Major.

O caso de Damian trata-se de uma repetição, visto que o atleta já tinha sido apanhado por cheating entre 2021 e 2023. Na altura, o atleta apresentava-se com o nome “DROID“.

A duas semanas do RMR das Américas para tentar a qualificação para o primeiro Major de CS2, a Rocket encontra-se assim numa encruzilhada.

Treinador infringiu regras

Para juntar ao drama, o atleta Ahmed “ayy” Mahmoud revelou que não se irá desclocar ao México para jogar o torneio se a equipa não for desclassificada. Segundo o jogador revelou nas redes sociais e posteriormente à HLTV, “a equipa não merece o lugar”.

Na mesma comunicação com o portal de informação, o atleta revelou que o treinador infringiu as regras do qualificador e comunicou com a equipa durante os jogos. Em causa está Alexandr “⁠Psycho⁠” Zlobin, treinador que pertenceu à Akuma – equipa ligada a escândalos de manipulação de resultados e casos de cheating.

Também o atleta “nero” confirmou em declarações à Dust2.us que o treinador teria passado comunicações durante o qualificador fechado, embora esta não fosse situação isolada.

A organização acabou por confirmar a participação do treinador e o caso de cheating de “EMIYA” deverá mesmo colocar em causa a participação da equipa no RMR das Américas. Tanto o atleta como a PGL não comentaram a situação.

Lê as últimas novidades dos esports aqui.

PUB