Imagem: Steam

O primeiro implante de um chip Neuralink num ser humano parece ter sido um sucesso e o jovem de 29 anos não perdeu tempo a dar-lhe um uso que todos faríamos.

Um verdadeiro gamer nunca perde a vontade de fazer uma noitada a jogar e nem uma paralisia total dos membros impediu Noland Arbaugh. O norte-americano de 29 anos ficou tetraplégico após um acidente e candidatou-se a receber o primeiro chip Neuralink de sempre.

A Neuralink é uma empresa de neurotecnologia criada por Elon Musk que tem o objetivo de criar um chip implantável no cérebro que permitirá uma ligação tecnológica com computadores e outros dispositivos. Através do chip, que poderá também ajudar a tratar várias doenças neurológicas no futuro, os utilizadores conseguem controlar um computador, por exemplo.

É esse o caso de Noland, que impedido de se mover há oito anos, recebeu agora uma nova vida, segundo o próprio. Numa live na plataforma X, o jogador é visto a jogar xadrez no computador e fala sobre a primeira coisa que fez quando os médicos lhe deram controlo total do chip.

Revela que jogou Civilization 6, algo que tinha desistido devido às suas incapacidades, e que fez uma verdadeira noitada, jogando até às 6 da manhã. Aponta alguns problemas à sua sessão, como a necessidade de ter apoio de alguém na mesma e de só conseguir jogar 8 horas de cada vez até ter de recarregar o chip, mas mostrou-se feliz por ter podido fazer algo que desejava e não era possível antes.

Falou também sobre a forma como move o cursor, revelando que é quase como usar a “força” no Star Wars. Diz que teve alguma dificuldade ao início, porque instintivamente tentava usar as mãos, que não consegue mover, mas depois tentou imaginar apenas o cursor do rato a mexer e isto resultou.

Desde então já jogou também Mario Kart e continua a testar os limites deste avanço científico e tecnológico.

Lê as últimas novidades dos esports aqui.

PUB