Ao fim de 6 semanas de competição, eis que chega a derradeira jornada da fase regular da 4ª temporada da Worten Game Ring Master League Portugal by ASUS. Fica a conhecer todos os cenários possíveis nas posições que ainda estão em jogo.
Por esta altura, apenas uma vaga está ainda em jogo na fase final da competição, com os três primeiros lugares já assegurados por Vodafone Giants, OFFSET e FTW Esports. Todas as dúvidas e olhos estão postos no 4º lugar, que está ainda em aberto entre Galatics e eXploit.
Do lado oposto da tabela, Grow uP tem já a despromoção assegurada, sendo impossível escapar ao último lugar. No entanto, EGN pode ainda tentar fugir de debaixo da linha de água, apesar de não ter a tarefa facilitada e estar dependente do resultado de GTZ Bulls.
Olhando em primeiro lugar para os jogos que faltam disputar, a semana abre com um que apenas poderá alterar a posição final do Top 3. Vodafone Giants e FTW encontram-se no servidor, num jogo que apenas poderá retirar a 1ª posição à equipa de Ricardo “fox” Pacheco caso estes percam e OFFSET aproveite o deslize para se sobrepor.
O segundo e último de jogo de segunda-feira poderá ditar o destino de EGN ou GTZ Bulls. GTZ tem jogo marcado com Grow uP e precisa de vencer para poder salvaguardar a manutenção e não ficar dependente do resultado de EGN, que irá fazer de tudo para aproveitar um possível deslize de Francisco “kst” Fragoso e companhia para fugir ao penúltimo lugar e enviar a equipa dos touros para o qualificador fechado da próxima temporada da MLP.
Quarta-feira inicia com um dos mais difíceis encontros de EGN e, infelizmente, também um dos mais importantes frente a OFFSET. Caso GTZ Bulls perca ou empata em overtime, EGN terá a oportunidade de se sobrepor e enviar a vice-campeã da temporada passada para as relegações.
No entanto, todas as atenções irão estar viradas para o último jogo da fase regular – eXploit vs. Galatics. Este é o derradeiro encontro de ambas as equipas que decidirá quem chega à Final Four e quem termina a competição precocemente.
Final Four | Galatics e eXploit
Os cenários possíveis são simples: Galatics parte com vantagem, precisando no mínimo de 3 pontos (vitória num dos mapas ou vitória em overtime num deles aliado a uma derrota em overtime no outro) para assegurar a final, enquanto que eXploit precisa obrigatoriamente de assegurar a vitória nos dois mapas, com ou sem overtime. A equipa de Diogo “Jaepe” Fernandes pode dar-se ao luxo de perder um dos mapas, em tempo regulamentar ou em overtime, desde que assegure a vitória no outro.
eXploit parte assim para a última jornada em desvantagem, mas estes já provaram por diversas vezes estarem prontos para qualquer desafio.
Relegação | EGN e GTZ Bulls
Já no caso do confronto que ditará a equipa que avança para a relegação (qualificador fechado), EGN tem a tarefa extremamente dificultada, contando com poucos cenários a seu favor – mesmo conseguindo vencer os dois mapas frente a OFFSET, estes encontram-se sempre dependentes do resultado de GTZ Bulls. Mesmo que acabem com o mesmo número de pontos, o 6º lugar é assegurado por GTZ devido ao primeiro fator de desempate – confronto direto – onde EGN perdeu por 0-2, na 5ª jornada.
GTZ Bulls encontra-se numa posição relativamente segura para conseguir permanecer na Liga para a próxima temporada, precisando apenas de não cometer um grave deslize frente a Grow uP, ou seja, perder os dois mapas ou ganhar apenas um em overtime.
São estas as contas que irão definir a última equipa a marcar presença na XL Games World no Altice Arena nos próximos dias 14 a 17 de novembro, assim como a equipa que poderá fugir à contenção do qualificador fechado da próxima temporada da competição.
Podes acompanhar toda a ação da última jornada da Master League Portugal no canal da Twitch da RTP Arena a partir das 20:00 de segunda e quarta-feira!