O eslovaco Martin “STYKO” Styk lançou um vídeo com novo método para contornar a proibição do “cl_showpos 1” no Counter-Strike.
A última atualização lançada pela Valve ao jogo no dia 2 de fevereiro trouxe consigo três alterações importantes, entre elas o fim do popular comando utilizado para alinhar granadas que passou a estar protegido pelo “sv_cheats 1”.
Membro da CSPPA e jogador da Apeks, STYKO foi um dos mais vocais no próprio dia com contexto competitivo fornecido em torno do “cl_showpos 1”, informando que o mesmo já tinha sido banido por organizadores de torneios no passado.
Na suas redes sociais, Martin Styk avançou que existiam conversas para despenalizar o uso do comando e que, apesar de ainda não haver uma decisão tomada pelos organizadores, que a mesma estaria muito perto de ser favorável à CSPPA.
That is kind of wierd to me as I can’t think of many commands that are clearly free-to-use within a game but banned by some of the biggest TO’s who run multiple S-tier events per year and Majors.
— STYKO 🚜 (@STYKOcsgo) February 2, 2022
Desagradado com a situação e com o “estado da comunicação” entre a Valve e entidades competentes/figuras respeitadas, STYKO decidiu gravar um vídeo para todos aqueles que utilizavam o “cl_showpos 1” e deixaram de o poder fazer.
Os comandos “developer 1” e “getpos” não estão protegidos e permitem obter a mesma informação do “cl_showpos” – o primeiro é utilizado para que os dados do segundo apareçam no ecrã, facilitando a obtenção de posições e ângulos.
No seu tutorial, o jogador da Apeks cria três binds e demonstra como fazer uso deste comando, replicando na perfeição a smoke popularizada por ZywOo no Dust2 – em feedback de outro utilizador, é possível utilizar apenas 2 teclas.
Estas são as binds a criar:
bind “tecla” “toggle developer 1 0; clear”
bind “tecla” “getpos”
Lê as últimas novidades dos esports aqui.