Parece que já há algumas novidades quanto ao futuro do Free Fire competitivo, mas a Europa continua a ser tabu.

A Esports Insider já teve acesso a algumas mudanças que estão em desenvolvimento para o futuro do circuito competitivo de Free Fire. A Garena, criadora do jogo, continua a tentar desenhar uma estrutura concisa para as suas maiores competições de forma a criar um circuito unificado e simples de entender.

Segundo a plataforma noticiosa, a Garena vai introduzir uma nova liga que irá reunir várias antigas competições, e mudar o nome das várias competições regionais sob uma bandeira.

Competições, como por exemplo a brasileira, vão mudar de nome, passando a incorporar a marca identificativa FFWS, de forma a serem facilmente reconhecidas como parte do circuito internacional.

No sudeste asiático, vai haver uma integração de competição, reduzindo a quantidade de ligas principais, também com o objetivo de melhorar a leitura. A Indonésia, a Tailândia, o Vietname e a Malásia passarão a ter uma única competição, a FFWS SEA, dedicada em exclusivo a esta região do globo.

Em 2024 vamos ver também o regresso da Índia ao cenário competitivo oficial, depois de estar banida nos últimos anos de participar em competições da Garena. Quando ao Free Fire World Series, o maior evento do jogo, este será disputado novamente em novembro, mas não há ainda informações concretas quanto às datas ou local do evento.

O futuro da Europa continua em dúvida no FFWS

Em dúvida fica novamente a Europa que não foi integrada na edição de 2023 do FFWS depois das páginas do jogo e das referências à região terem desaparecido sem explicação. A RTP Arena tem estado a investigar a situação desde que chegou ao nosso conhecimento por parte da página Free Fire Europe Esports News, mas infelizmente não foi possível chegar ainda a uma conclusão.

Ao que já foi apurado entre algumas caras da antiga administração da liga europeia e criadores de conteúdo, que decidiram permanecer anónimos, a competição continua sem rumo definido para a nossa região.

Alegadamente, a Garena terá decidido afastar os organizadores da competição europeia após o FF SEA Invitational 2023, colocando a gestão da comunidade europeia nas mãos da gestora do jogo na Índia. Quanto à competição em si, esta terá sido, alegadamente, cancelada, dada a ausência de uma organizadora, e daí não terem sido atribuídas vagas à Europa para o FFWS 23.

Quanto ao ano de 2024, ainda não foi possível obter qualquer informação quanto a um possível ressurgimento da região no circuito internacional. As informações partilhadas pela Esports Insider adensam o mistério, dada a falta de qualquer menção a esta região.

Lê as últimas novidades dos esports aqui.

PUB