Fotografia por: Vasto Mundo

O cenário europeu de Free Fire está a atravessar um momento de incerteza com as equipas a exigirem respostas da Garena.

O Battle Royale da Garena, o Free Fire, está a atravessar um momento sombrio na região europeia. A vaga desta região na FF World Series foi retirada sem ser feito qualquer tipo de anúncio, e nas plataformas oficiais, há duas vagas sem um circuito de qualificação atribuído.

A página do Instagram do jogo para a Europa, principal fonte de comunicação da marca no território, foi também apagada sem aviso. As páginas no X e no Facebook continuam a existir, mas ambas plataformas exigem um período de espera de 30 dias até que sejam permanentemente eliminadas, e ambas estão inativas há largos meses.

Os jogadores e equipas tentam agora obter informações diretamente da Garena sobre o futuro das competições nesta região. O Europe Championship também desapareceu do radar depois do Spring Split, que terminou com a vitória da portuguesa Vasto Mundo. A equipa nacional ainda participou no SEA Invitational 2023, em maio, onde infelizmente não foi além da 16ª posição.

A World Series de 2023 terá lugar em Bangkok, na Tailândia, entre os dias 10 e 26 de novembro. Até ao momento só há quatro equipas qualificadas, três do Brasil: Magic Squad, LOUD e MIBR; uma de Marrocos: WASK.

Há rumores que apontam a uma fusão entre as regiões EU e MEA, dando lugar a uma nova região: EMEA (Europe, Middle East, Africa). Esta região que abrange uma área mais larga é utilizada em algumas das maiores modalidades de esports, como é o caso do VALORANT ou League of Legends. Estes rumores, contudo, podem não passar de esperanças infundadas dos jogadores, dado que até ao momento não houve qualquer comentário oficial por parte da Garena.

Portugal tem tido um sucesso constante neste jogo da Garena, marcando várias participações em torneios internacionais e chegando à conquista da Europa por várias ocasiões entre 2020 e 2023. Vasto Mundo e VaiXourar|FTW são as duas formações que conseguiram o maior sucesso lá fora. A Vasto Mundo chegou mesmo a conquistar a medalha de bronze no mundial de 2022, jogado em Sentosa, em Singapura.

A RTP Arena tentou contactar a Garena para obter mais informações sobre o futuro do jogo na Europa, mas até agora não obteve qualquer resposta.

Lê as últimas novidades dos esports aqui.

PUB