O Fornite foi há poucas horas atrás banido da App Store. Não é possível neste momento instalar ou actualizar o jogo em dispositivos iOS.
Em causa está uma disputa legal entre a Epic Games e a Apple que culminou num processo em tribunal. A Apple não pretende devolver o jogo aos jogadores nos seus dispositivos até que a Epic remova a habilidade de fazer compras de V-Bucks directas na aplicação. A Epic defende-se dizendo que aquilo que a Apple está a querer fazer é ilegal e anti-concorrência.
A App Store e a Play Store cobram uma percentagem obrigatória de 30% de todas as transacções realizadas em aplicações disponíveis na loja. A Epic sempre contestou esta decisão e introduziu a capacidade de se fazer compras de V-Bucks no jogo sem passar pela loja onde o qual foi instalado.
Epic Games has defied the App Store Monopoly. In retaliation, Apple is blocking Fortnite from a billion devices.
Visit https://t.co/K3S07w5uEk and join the fight to stop 2020 from becoming “1984” https://t.co/tpsiCW4gqK
— Fortnite (@FortniteGame) August 13, 2020
A Epic Games lançou, imediatamente após esta acção da Apple, uma iniciativa para “libertar” o Fornite, #FreeFortnite. O jogo continua disponível em todas as outras plataformas, com a excepção da Play Store, de onde foi também removido pela mesma razão.
O jogo no entanto está disponível em Android, através de todas as lojas que não sejam a loja da Google, a Play Store. Segundo a Google, a empresa está em negociações com a Epic Games para trazer o jogo de volta mas por enquanto poderão instalar e continuar a jogar o jogo através de todas as outras lojas disponíveis em Android, não proibindo o jogo na plataforma.
Lê as últimas novidades dos esports aqui.