Football Manager, um nome que vive nas mentes de milhões de gamers e amantes de futebol nos últimos 20 anos. Para a edição de 2024 foi dada à RTP Arena a possibilidade de receber uma cópia antecipada do jogo e trazer-te a ti as nossas primeiras impressões da mais recente adição à franquia.
Desenvolvida pela Sports Interactive e publicado pela SEGA, a mais recente adição à família Football Manager promete continuar a apaixonar e prender aos ecrãs entusiastas de futebol e da sua componente estratégica por todo o mundo.
Apesar de poder ser considerado um título de transição depois de todas as revelações feitas pelo diretor da desenvolvedora do jogo, Miles Jacobson no passado dia 28 de junho onde são reveladas e prometidas profundas mudanças na franquia para a edição de 2025, com os maiores destaques a serem a introdução do futebol feminino e a transição para o motor de jogo Unity. A edição de 2024 traz algumas mudanças e melhorias que já vinham a ser pedidas há bastante tempo pelos fãs da franquia.
Esta análise é escrita após jogar pouco mais de 45 horas, onde o objetivo passou por explorar todas as mudanças aplicadas para esta edição do jogo, e consequentemente todas as lacunas ou defeitos que o jogo possa apresentar.
A ideia de Football Manager é dar-te a oportunidade de assumires o papel de treinador de futebol de qualquer equipa ou seleção nacional. Mas sempre à imagem daquilo que é o papel típico dum treinador na liga inglesa, por exemplo, no Football Manager, para além de todas as responsabilidades táticas e de gestão da equipa, terás também a responsabilidade de, em conjunto com a tua equipa técnica, procurar, selecionar e negociar pelos jogadores que pretendes trazer para o teu plantel.
Em adição a isto, o jogador assume também a responsabilidade de, através do mercado de transferências, manter a saúde financeira do clube de forma a evitar males maiores.
Nesta edição de 2024, a Sports Interactive apostou-se a focar as suas mudanças mais pela via da qualidade de vida do jogador, e também a abordar algumas questões que já vinham a ser pedidas pelos fãs há algumas edições.
Novos modos de jogo e uma novidade na base de dados
Ao iniciar um novo jogo, o treinador virtual é agora confrontado com uma nova escolha, são dois novos modos de jogo que te vão permitir ter uma experiência completamente à tua medida. Em adição ao modo “Original”, onde assumes a tua equipa com todas as transferências do último período de mercado aberto já concretizadas, podes agora escolher o modo “Mundo Real”, onde as transferências que aconteceram na realidade apenas se concretizam quando chegares à data em que elas de facto aconteceram (a transferência de Iván Fresneda para o Sporting Clube de Portugal por exemplo, apenas se concretizou no dia 30 de Agosto), ou, poderás também escolher o modo “O teu Mundo” onde assumes o clube sem qualquer transferência ou transação de jogadores relativamente ao final da época passada, dando-te assim a liberdade e possibilidade de assumir um caminho diferente daquele que aconteceu no mundo real.
Para além dos novos modos de jogo outro grande destaque para o FM 24 é a tão esperada chegada da liga de futebol japonesa, algo que já vinha a ser desejado pelos amantes do jogo por todo o mundo, se sempre tiveste o sonho de assumir de assumir do Fukushima United que milita na terceira divisão do país do sol nascente… O teu momento chegou!
TransferRoom
A adição que mais salta à vista acaba mesmo por ser a criação da TransferRoom. Uma das maiores queixas que vinham a ser feitas por parte dos jogadores estava directamente relacionada com o facto do quão difícil é vender jogadores indesejados no plantel, para combater estas frustrações, a Sports Interactive criou esta plataforma interactiva dentro do jogo onde o treinador virtual pode comunicar directamente com o agente e jogador de forma a que eles possam gerar algum interesse nos seus serviços para a temporada seguinte, ainda que, tal como na vida real, em alguns casos é necessária alguma capacidade de persuasão e concessões de parte a parte para que esta abordagem possa resultar no objectivo pretendido. Neste espaço passa também a ser possível a contratação de um intermediário, que não é mais do que um agente que é contratado pontualmente para mediar e concretizar a transferência do hipotético jogador indesejado. Mas claro, em troca de uma percentagem do valor final da transferência.
A ideia de Football Manager é dar-te a oportunidade de assumires o papel de treinador de futebol de qualquer equipa ou seleção nacional. Mas sempre à imagem daquilo que é o papel típico dum treinador na liga inglesa, por exemplo, no Football Manager, para além de todas as responsabilidades táticas e de gestão da equipa, terás também a responsabilidade de, em conjunto com a tua equipa técnica, procurar, selecionar e negociar pelos jogadores que pretendes trazer para o teu plantel.
Em adição a isto, o jogador assume também a responsabilidade de, através do mercado de transferências, manter a saúde financeira do clube de forma a evitar males maiores.
Nesta edição de 2024, a Sports Interactive apostou-se a focar as suas mudanças mais pela via da qualidade de vida do jogador, e também a abordar algumas questões que já vinham a ser pedidas pelos fãs há algumas edições.
Reformulação total das bolas paradas
Uma das alterações mais solicitadas pelos fãs era mesmo a reformulação de como as bolas paradas se processam no jogo, até esta edição, esta componente passava simplesmente por uma construção rudimentar destas rotinas a nível posicional. Agora, o treinador virtual tem a liberdade de construir as suas próprias jogadas estudadas, do ponto de vista atacante e defensivo até ao mais pequeno pormenor, juntamente com esta nova funcionalidade, chega também um novo cargo para a tua equipa técnica, o treinador de bolas paradas será o elemento responsável por garantir que o teu plantel treina e aperfeiçoa todas as rotinas que criares de forma a que elas tenham o maior efeito dentro de campo.
AI digna do seu nome
Um dos problemas recorrentes na franquia prendia-se com o comportamento dos treinadores controlados pelo jogo, especialmente na abordagem ao mercado de transferências era extremamente comum ver treinadores de outros clubes a concretizar transferências por jogadores, muitas vezes por valores inflacionados, apenas para ver esses mesmos jogadores a não terem a oportunidade de disputar tantos jogos como seria esperado no decorrer da sua carreira no novo clube, criando assim vácuo de talento na base de dados a médio-longo prazo. Esta situação era ainda mais evidente em jogadores jovens, muitas vezes era possível ver autênticos “mini Ronaldos” terem as suas carreiras arruinadas porque não tinham lugar no Manchester City de Pep Guardiola.
No FM 24 é mais do que evidente que as contratações feitas pelos treinadores controlados pelo jogo são feitas com muito mais atenção ao sistema táctico das equipas que os contratam, assim garantindo que essas novas adições cumprem o seu papel. Os jogadores jovens continuam a ser abordados e contratados pelos maiores clubes do mundo, no entanto, agora é muito mais comum ver as jovens pérolas a serem lançadas nos últimos minutos dos jogos, garantindo assim a hipótese de se desenvolverem e crescerem no mundo do futebol.
Uma maior lógica nas interações treinador-futebolista
No FM 24 é agora possível durante as conversas pessoais com os teus jogadores desafiá-los a cumprirem determinados objetivos ao longo de um determinado período de tempo de forma a que se possam vir a ter um papel mais preponderante no teu plantel, um dos exemplos práticos desta nova funcionalidade são, no momento em que sentes a necessidade de emprestar um dos jogadores do teu plantel de forma a que possam ter mais minutos em campo, é agora possível desafiar esse jogador a atingir um determinado objectivo durante o empréstimo, seja um determinado número de golos ou assistencias, uma determinada nota média de performance, ou mesmo para os defesas um número de jogos sem sofrer golos.
Assim é agora possível manter os jogadores que pura e simplesmente ainda não são bons o suficiente para integrar o teu plantel motivados para que possam crescer e vir a ter um papel preponderante no teu plantel futuramente.
Motor de jogo
Apesar da transição anunciada para o próximo ano para o aclamado motor de jogo Unity, a Sports Interactive não deixou de dar algum carinho ao actual que é proprietário e está em uso desde 2009. Actualizações ao comportamento e movimento dos jogadores especialmente do ponto de vista defensivo, a criação da nova posição “Ala invertido” e uma melhoria profunda no comportamento físico da bola prometem a experiência de visualização mais realista até à data.
Para além destas mudanças foi também introduzida uma muito bem vinda actualização à forma como a iluminação é processada durante os jogos aumentando assim a sensação de imersão nas partidas.
A partilha de conhecimento e conteúdo perdura
Algo que sempre definiu a franquia Football Manager ao longo dos anos foi a sua comunidade dedicada e a capacidade ímpar que a mesma tem para partilhar conhecimento e conteúdo para o jogo.
A possibilidade de importar e exportar planos de treino, bases de dados com realidades alternativas, táticas, mudanças do interface do jogo e agora jogadas de bola parada mantém-se absolutamente intacta assim mantendo a comunidade activa e dedicada neste ponto com vários portais espalhados pela internet dedicados exclusivamente a esta finalidade.
Conclusão
Ainda que com mudanças profundas no horizonte, Football Manager apesar de manter a mesma receita base dos últimos anos traz para cima da mesa mudanças suficientes para manter a comunidade ligada à franquia e satisfeita especialmente tendo em conta que se tornou evidente que a Sports Interactive realmente está muito atenta ao feedback dado ao longo do tempo.
Ainda que haja espaço para melhorar em alguns pontos como as constantes quebras do “flow” do jogo com intervenções do vídeo-árbitro ou a falta de um modo de jogo mais introdutório para novos jogadores com menos complexidade e um maior foco no que se passa durante as partidas, é certo que a receita continua a funcionar e continua a ser um jogo onde é muito fácil perder a noção do tempo a passar.
É certo que quando se trata de um jogo relacionado com um desporto sazonal com as suas exigências próprias de constante actualização de centenas de milhar de jogadores inseridos na sua famosa base de dados, pode tornar-se aliciante para qualquer desenvolvedora cair no conforto de relançar o mesmo jogo todos os anos apenas com as respectivas actualizações. No entanto, a cada ano que passa torna-se evidente que a Sports Interactive não corta caminho nos seus ciclos de desenvolvimento ao dar, mais uma vez, uma experiência refrescante aos fãs da franquia em 2024.
Um jogo altamente recomendado para qualquer verdadeiro fã de futebol e da sua profundidade e beleza estratégica.
Lê as últimas novidades dos esports aqui.