O streaming é cada vez mais uma tendência global e Portugal não foge à regra que se tem verificado em todo o mundo. Em conjunto com a Streams Charts, trazemos-te os números que provam a vontade portuguesa de assistir a criadores de conteúdo digitais, tanto na Twitch como no YouTube, as duas plataformas mais utilizadas em Portugal.
A tendência em 2024 foi de crescimento relativo a 2023, apesar de se ter verificado uma quebra nos dois últimos trimestres do ano, relativamente à primeira metade de 2024. Os espectadores portugueses assistiram a mais 20,3 milhões de horas em 2024 do que em 2023, uma crescimento de 25,2%, acompanhado por um aumento de 95 mil horas transmitidas pelos criadores, que acompanharam a procura com um aumento de transmissões de 27%.
Nazar Babenko, Product Manager da Streams Charts, analisou esta tendência: “O crescimento do sector de livestreaming em Portugal em 2024 não só reflete um aumento na participação das audiências, mas evidencia também uma clara mudança nas preferências dos espectadores. O total de horas assistidas aumentou em 20,3 milhões, representando um crescimento de 25,16% relativamente a 2023, enquanto que o tempo de transmissões aumentou em 27,06%, indicando uma maior procura e mais conteúdo disponível.“
Apesar da quebra do interesse nas audiências na segunda metade do ano, o acompanhar das tendências pelos criadores nacionais poderá levar a um ressurgimento em 2025 da tendência ascendente que se verificou entre 2023 e 2024.
O gráfico representa as horas vistas pelo público português em cada trimestre de 2023 e 2024:
No que toca a transmissões realizadas por streamers individuais, isto é, criadores de conteúdo com canal próprio e não empresas ou organizações, Move_Mind foi mais uma vez o líder incontestado na Twitch, no que toca a horas vistas, subindo além dos 3,68 milhões. Wuant, com quem o criador fechou uma transmissão especial ao longo de dezembro, seguiu na segunda posição com um total de 3,14 milhões (os números não refletem a totalidade do mês de dezembro).
Zorlak fecha o pódio com 1,69 milhões de horas vistas em 2024, surgindo logo após o primeiro e único criador do YouTube no top 10, Rayder, com 1,65 milhões de horas vistas pelos seus espectadores. GODMOTA fecha o top 5 com 1,64 milhões na Twitch.
Quando trocamos o indicador por pico de espectadores, o caso muda de figura e Cristiano Ronaldo é líder incontestado com um pico de mais de 171 mil espectadores em simultâneo na sua transmissão no YouTube com MrBeast. O restante top 10 pertence a criadores da Twitch e conta com windoh, ymna, BuoMorallez e FilipaSantos a fechar o top 5.
Notavelmente, nenhum dos criadores no top 5 de pico de espectadores rompeu o top 5 de horas vistas ao longo do ano, e vice-versa.
Nazar Babenko: “Em termos de destaques, o Move_Mind emergiu como o streamer mais visto em Portugal, com mais de 3,68 milhões de horas vistas em 2024. O Cristiano Ronaldo também fez ondas, alcançando o pico de audiência mais elevado do ano, com 171 296 espectadores em simultâneo. A sua transmissão colaborativa com o MrBeast atraiu uma atenção online significativa, destacando, mais uma vez, o crescente apelo de conteúdos não relacionados com jogos e focados no entretenimento.“
Em baixo encontras os gráficos dos maiores streamers nacionais por horas vistas e pico de espectadores em 2024 (arrasta a imagem ou carrega na seta para veres a imagem seguinte):
Relativamente a canais de empresas, grupos de conteúdo e organizações, a tendência em termos de horas vistas foi entregue completamente aos canais dedicados a conteúdo para crianças e bebés. O Nick Jr. Em Português e o Maya e Mary – Canções Infantis foram os canais mais vistos do ano com 22,03 milhões e 14,25 milhões de horas vistas, respectivamente.
Na terceira posição aparece o canal oficial do Santuário de Fátima no YouTube, que mantém uma transmissão ligada 24 sobre 24 para oferecer aos crentes uma ligação direta a este local de culto. Na quarta posição aparece a RTP Arena CS:GO, o primeiro canal Twitch a romper este top 10, para se seguir outro canal de canções e desenhos animados infantis, A Bruxinha Tatty.
Quanto a pico de espectadores, a RTP Arena CS:GO leva a coroa, com um pico de quase 29 mil espectadores, ao que se segue a DAZN Portugal, Família VDK, Nick Jr Em Português e Sporting Clube de Portugal. O canal dedicado a competições e conteúdo de CS da RTP Arena é o único canal da Twitch nesta lista dominada pelo YouTube.
Em baixo encontras os gráficos dos maiores canais nacionais, não individuais, por horas vistas e pico de espectadores em 2024 (arrasta a imagem ou carrega na seta para veres a imagem seguinte):
Os números que vais encontrar em baixo são relativos aos espectadores de uma audiência global (não sendo possível à plataforma Streams Charts conhecer a localização de todos os espectadores por categoria), mas relativos a transmissões feitas por canais e streamers portugueses. A Streams Charts dividiu as categorias por jogos, liderada pelo Counter-Strike 2, jogos lançados em 2024, liderada pelo EA FC 25, e temas não-gaming, onde o entretenimento e Just Chatting reinaram.
Nazar Babenko: “Notavelmente, o conteúdo não-gaming é agora 62,23% do total de horas assistidas, subindo dos 47,38% registados em 2023, sinalizando um aumento do interesse em conteúdo diverso, muito para além das tradicionais transmissões de gaming. Esta evolução apresenta uma oportunidade para os criadores diversificarem as suas ofertas e encontrarem uma audiência mais abrangente que procura outro tipo de experiências.”
Os gráficos confirmam as tendências observadas pelo Nazar Babenko com o número de horas vistas de Entretenimento no YouTube (39,83 milhões) a eclipsar por completo o número de horas vistas do jogo mais assistido em Portugal, Counter-Strike 2 (8,24 milhões). A categoria Just Chatting na Twitch também esteve perto de alcançar o CS, com 7,95 milhões de horas vistas ao longo do ano. Outras categorias como Desporto, Filmes, Música e Blogs também rivalizaram com os jogos mais vistos do ano.
No que toca a esports, League of Legends leva a medalha de prata em horas assistidas, seguindo-se de EA FC 24, que conseguiu um valor superior ao EA FC 25. VALORANT consegue um lugar no top 10, mas não conseguiu romper a barreira do 1 milhão de horas assistidas em 2024.
GTA V e jogos de azar foram duas das categorias de gaming mais assistidas durante o ano, mantendo a tendência de anos anteriores.
Estas foram as categorias mais assistidas em 2024 (arrasta a imagem ou carrega na seta para veres a imagem seguinte):
Lê as últimas novidades dos esports aqui.