A Impulse GW, ou IGW, teve uma experiência para esquecer na 1ª edição do COD Clash, um torneio organizado pela Federação Espanhola de Call of Duty (FECOD) com o apoio da Ramboot .
A Rambot Club e a FECOD organizaram no passado fim de semana um torneio de Call of Duty, o COD Clash, que prometia juntar as melhores equipas ibéricas num evento novo para o cenário. O torneio era disputado em LAN, na casa da Ramboot, a Ramboot Esports Arena, em Valência, juntando 24 equipas espanholas e portuguesas.
Infelizmente, desde cedo as coisas não começaram bem devido a problemas técnicos recorrentes que obrigaram o torneio a estender-se noite dentro para terminar num desfecho que causou indignação entre a comunidade portuguesa de Call of Duty.
ACTUALIZACIÓN SOBRE LA GRAN FINAL DEL #CODCLASH1
Los inconvenientes que hemos experimentado durante toda la realización del COD Clash, se han intensificado a tal punto que no se puede garantizar la ejecución de la Gran Final entre @GamingOxygen e @ImpulseGW en condiciones… pic.twitter.com/ufmz4bVcYZ
— FECOD – Federación Española de Call of Duty (@FECOD_es) January 26, 2026
As falhas de sábado, primeiro dia de evento, prolongaram-se para domingo, em que várias equipas lusas marcaram presença, com uma junção de problemas de internet e falhas nos próprios computadores. Estas falhas alteraram por completo o desenho do evento e das 4 rondas da Winner’s Bracket agendadas para sábado, apenas 2 foram disputadas, deixando a Loser’s Bracket congelada de um dia para o outro.
No domingo, para resolver o evento, teve de se disputar os jogos em falta anteriores, empurrando a Impulse GW para uma caminhada heroica de 7 jogos seguidos pela Lower Bracket em Bo3, em vez do Bo5 original, de forma a compensar o tempo perdido.
O lugar na grande final surgiu de uma vitória na LB Final contra a conterrânea Grow uP Esports, que fechou a participação com uma honrosa medalha de bronze, surgindo por fim a hipótese da IGW levantar o troféu em solo espanhol, caso conseguisse vencer a Oxygen na grande final.

Imagem: X da Impulse GW (https://x.com/ImpulseGW)
Com todo o tempo perdido, contudo, surgiram problemas mais difíceis de resolver. A legislação espanhola é clara: espaços públicos não podem estar abertos após a 1:30 da manhã, hora aproximada em que iria arrancar a final.
Isto levou a organização a avisar as equipas finalistas de que estava em cima da mesa uma possível multa de até 30 mil euros caso continuassem a atividade no recinto. A Impulse GW, segundo garante, diz ter avançado com várias alternativas:
- Jogar a final online;
- Jogar num local alternativo durante a madrugada;
- Adiar a final para março, em Madrid.
Infelizmente, segundo a IGW, nenhuma das versões terá sido aceite pela FECOD, dado que alegadamente a formação adversária iria deixar a organização que estava a representar após a final, impossibilitando o adiamento.
Para uma última tentativa de resolver as coisas pelo melhor, a IGW ainda se terá apresentado na arena na segunda-feira de manhã, já com um jogador substituto, dado que um dos atletas portugueses teve de regressar a Portugal pelas 6 da manhã devido a compromissos laborais.
Apesar de se terem apresentado a horas, uma nova falha de eletricidade no local e novos atrasos acabaram por tornar completamente impossível a realização da final, pois o jogador encontrado para substituir o titular teria de apanhar um voo às 11:30.
Perante a falta de flexibilidade dos organizadores e impossibilidade de garantir condições mínimas, a FECOD acabou mesmo por declarar a Oxygen como campeã através de uma vitória administrativa.
🇵🇹 Comunidade de COD, este esclarecimento é para vocês.
🇪🇸 Comunidad de COD, este comunicado es para vosotros.@FECOD_es pic.twitter.com/mH8LnkVIl0
— IGW | Impulse GW (@ImpulseGW) January 26, 2026
O desfecho deixou um amargo nas bocas da comunidade. A organização e a Ramboot enfrentam agora críticas severas pela falta de qualidade técnica e logística do evento, já a Impulse GW sai de Valência com o troféu de 2º lugar, mas com um forte apoio de fãs e jogadores.
Em comunicado, a Impulse GW agradeceu o apoio da comunidade de COD, afirmando também que os seus jogadores “são os verdadeiros campeões por tudo o que enfrentaram de cabeça erguida, sem nunca desistir.”
[Atualização]
Para que não haja má interpretação dos testemunhos, a Impulse GW lançou uma nova publicação onde garante que a publicação não é um ataque à Oxygen Gaming e que está pronta para atacar o torneio de Madrid organizado pela FECOD.
Deixar claro que isto não é um ataque à @GamingOxygen, cada equipa defendeu as suas cores da melhor forma possível e sempre com respeito. À @FECOD_es dizer que estamos prontos para Madrid e que acreditamos num futuro com eles à frente do COD. https://t.co/xoTS3cLFwU
— IGW | Impulse GW (@ImpulseGW) January 26, 2026
Lê as últimas novidades dos esports aqui.