Numa entrevista à FastCompany, Dan Clancy falou sobre a Twitch, concorrência e futuro da plataforma de streaming.
Lançada em 2011, adquirida em 2014 pela Amazon, e principal responsável pela explosão do streaming, a Twitch vive agora o seu momento mais disputado pela forte concorrência. O YouTube e a Kick são pesos pesados na indústria que reduziram a força de mercado da plataforma de streaming para 61,1% do total.
Na entrevista, Dan Clancy falou sobre a situação atual do mercado e como as outras marcas viram na plataforma uma oportunidade de mercado própria, tentando roubar parte do seu mercado. Mixer e Facebook Gaming foram apostas concorrentes que falharam, mas a Kick e o YouTube prometem ficar.
A concorrência não assusta o CEO da empresa, mas a forma como é feita deixa um sentimento agridoce em Dan Clancy. Este revela que o TikTok foi o primeiro que não tentou copiar exatamente a Twitch, criando algo diferente, mas lança farpas às restantes plataformas: “O YouTube criou a Twitch no YouTube. O Facebook criou a Twitch no Facebook. A Kick simplesmente copiou o site.“.
Revela, contudo, que a sua empresa tem algo que as restantes falham em executar, que é a afinidade dos espectadores com os seus criadores de conteúdo. Explica que se um criador deixar de fazer conteúdo durante duas semanas no TikTok, que simplesmente nos vamos esquecer dele, mas o mesmo não é real na sua plataforma, onde a ligação às pessoas e não ao conteúdo é mais forte.
Garante também que não tem intenção de aliviar as regras de moderação de conteúdo, prometendo que as regras da sua empresa servem para a plataforma não se tornar tóxica, daí estarem banidas apostas de cripto e existirem regras pesadas quanto a discurso de ódio ou assédio.
Quanto ao futuro, não há nada concreto a dizer, mas a suspensão do TikTok nos Estados Unidos da América pode abrir a porta a uma nova era da Twitch. Dan explicou que a plataforma de vídeos curtos abriu o streaming a muita gente que não conhecia este mundo e que caso seja mesmo banida nos EUA, essas pessoas vão procurar streamers noutro lado, podendo a sua plataforma ocupar esse lugar.
Os últimos anos têm sido complicados para a plataforma, com vários despedimentos, mudanças e até o fim das operações na Coreia do Sul a marcarem o presente recente da empresa. Apesar disso, os números continuam a aumentar enquanto mais e mais pessoas descobrem o mundo do streaming.
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