Imagem de CEO do Roblox diz que pedófilos no jogo são “uma oportunidade”

O Roblox tem estado sob fogo em várias regiões por ser usado como um “campo de caça” de predadores sexuais, mas o seu CEO, David Baszucki, parece ver uma oportunidade no meio do problema.

Apesar de ser atualmente o jogo mais jogado do mundo, o Roblox tem sido muito falado por vários legisladores que exigem alterações rápidas aos sistemas de segurança do jogo, especialmente no que toca a menores. O formato sandbox deste título, com servidores independentes e uma ampla gama de oferta de minijogos, atrai uma legião de crianças diariamente que podem aceder através de telemóvel, PC ou consolas.

Esta legião de jogadores com idade muitas vezes inferior a 13 anos, apesar dessa ser a idade mínima obrigatória para o jogar, atraem também uma rede macabra de predadores sexuais que se fazem passar por outras crianças dentro do jogo, de forma a aproximarem-se das suas vítimas para as aliciar.

Governos como o da Austrália, Turquia e até a União Europeia levantaram questões de segurança e pediram que medidas fossem tomadas, algo que vai acontecendo a um passo mais lento do que era esperado. Recentemente foi adicionada uma exigência de verificação facial para aceder aos chats no jogo, e também já foram implementadas medidas de segurança através de controlo parental.

Apesar das mudanças, pais e governos pedem mais, e no Podcast Hard Fork, da New York Times, o CEO da Roblox Corporation foi questionado sobre o estado do jogo e sobre a segurança dos menores, numa série de perguntas em que este se mostrou visivelmente frustrado e incomodado ao responder, num momento que podes ver aqui.

A resposta, para além da linguagem corporal, tornou-se ainda mais polémica entre as redes sociais. O empresário revelou que para eles, a questão dos predadores sexuais a atuar no jogo “não é necessariamente só um problema, mas também uma oportunidade“. Garante que os perigos abrem a possibilidade da empresa trabalhar no “futuro da comunicação” entre jovens, usando este problema como uma forma de trabalhar a gestão de comunicações, tanto em texto como em verificação, como em voz.

Toda a 1ª parte desta conversa andou à volta destes problemas, com o CEO da empresa a ficar cada vez mais chateado com o rumo da discussão. O jogo tem mensalmente um número estimado de 300 milhões de jogadores ativos, valor que eclipsa por completo outros jogos de topo, como o League of Legends, 120 a 130 milhões, ou o Minecraft, 200 a 230 milhões.

Este é o momento em questão (a partir dos 7:59):

Lê as últimas novidades dos esports aqui.

PUB