Fotografia por: Wikimedia Commons (https://commons.wikimedia.org/wiki/File:SAG_AFTRA_Building.jpg)

A Inteligência Artificial continua a marcar a atualidade, nem sempre pelas melhores razões. Na indústria da cultura e do entretenimento, esta nova tecnologia tem colocado em risco postos de trabalho e nos Estados Unidos da América está a causar um novo problema entre os atores de voz.

Os atores de voz estadunidenses já não sabem para onde se virar para procurar apoio contra a libertação da Inteligência Artificial na indústria dos videojogos, e não só. A SAG-AFTRA (Screen Actors Guild, American Federation of Television and Radio Artists), o sindicato que tem a responsabilidade de proteger estes trabalhadores, tomou ontem, dia 9 de janeiro, uma decisão altamente polémica.

Este sindicato de atores norte-americano legitimou a criação e o uso de réplicas das vozes dos atores na indústria. Este acordo foi finalizado com a Replica Studios e pretende fazer um uso “justo e ético” da tecnologia, mas estas palavras não convencem os atores.

O acordo terá sido aceite por membros do sindicato, mas não são revelados os nomes dos mesmos, levantando dúvidas quanto à sua integridade. Vários atores, membros da união, vieram a público referir que estão contra esta decisão e que não foram questionados quanto à sua aprovação.

Steve Blum (Mortal Kombat, God of War, World of Warcraft, Call of Duty), Autumn Ivy (League of Legends), Melissa Medína (Starfield, VALORANT) e Elias Toufexis (Deus Ex, Assassins Creed) são algumas das vozes que vieram a público questionar esta decisão e revelar que não foram informados ou questionados durante todo o processo do acordo.

Os atores estão agora a pedir para que as vozes de colegas e até fãs se façam ouvir. Para isso, pedem que os interessados em contestar a decisão “entupam” os contactos diretos da SAG-AFTRA e que apoiem o projeto da NAVA (National Association of Voice Actores) para financiar o seu fundo de defesa legal.

Levantam-se agora conversas sobre uma possível nova paragem na indústria da representação depois deste segmento cultural ter estado parado no verão de 2023, na altura com o apoio da SAG-AFTRA.

Lê as últimas novidades dos esports aqui.

PUB