Já começou a CES 2024, a maior feira internacional de tecnologia, e tanto NVIDIA como AMD deram tudo no evento que decorre em Las Vegas.

A Consumer Electronics Show abre as suas portas ao público apenas no dia 9 de janeiro, mas as grandes marcas já realizaram as suas apresentações. Durante os próximos dias, até 12 de janeiro, os visitantes poderão experimentar em primeira mão todos os anúncios que foram revelados.

AMD e NVIDIA têm já o hábito de apresentar as suas novas tecnologias nesta feira, e 2024 não foi exceção. Ambas marcas levantaram o véu sobre o futuro das suas placas gráficas e há dois pontos que chamaram a atenção: Inteligência Artificial e preços mais baixos.

A AMD foi a primeira das duas velhas rivais a tomar o “palco” de assalto apresentando os seus novos chips Ryzen 8000. Estes trazem consigo uma unidade de processamento neural, necessária para trabalhar em Inteligência Artificial.

O grande ponto destes processadores é a capacidade de recorrer à IA para melhorar o seu processamento em várias tarefas como Blender, os vários produtos Adobe e até em videojogos. A marca norte-americana revela mesmo que este processador sozinho consegue resultados superiores a computadores equipados com Intel Core I5 e NVIDIA GeForce 1650 em gaming como, por exemplo, a rodar o Alan Wake 2.

Na área das placas gráficas, a marca apresentou a sua nova proposta para 1080p e 1440p: a Radeon RX 7600 XT. Esta GPU tem 16GB de memória e entra na gama média-baixa como um verdadeiro peso pesado.

Os testes em 1080p dão capacidades acima do 60 FPS nos jogos mais exigentes com um modesto preço de apenas $329 no seu lançamento, apontado para o dia 24 de janeiro. Como habitual estes preços deverão ser um pouco superiores no mercado nacional.

A NVIDIA apostou noutro segmento de mercado e revelou uma nova linha de placas gráficas, as RTX 40 Super. Estas novas GPUs são uma espécie de reedições da série 40 com capacidades técnicas muito superiores e lançamentos ao mesmo preço das atuais, e em certos casos, até mais baixos.

Um caso destes vem diretamente da segunda melhor gráfica da marca americana: a RTX 4080. A RTX 4080 Super promete uma performance ligeiramente superior (na casa dos 1-5%), mas sai a um preço $200 mais barato do que a versão atual: $999. Não só o preço baixa, o que irá certamente levar as restantes versões, e até as rivais, a ajustar o PVP, mas também consumirá menos das nossas fontes de alimentação: “apenas” 320W.

Outras GPUs da mesma gama sofrem o mesmo tratamento:

RTX 4070 Ti Super – $799 (4070 Ti sai de circulação)
RTX 4070 Super – $599 (4070 baixa para $549)

Estas novas gráficas chegam ao mercado no próximo dia 31 de janeiro. Tal como nas gráficas da AMD, os preços destas novas NVIDIA são relativos aos Estados Unidos da América e deverão ser superiores em Portugal.

Noutro aspecto tecnológico, a marca apresentou ainda a AV1, a próxima geração de codificação de vídeo que, segundo a mesma, será 40% mais eficiente do que o padrão atual do codec AVC. Juntamente com a Twitch e com a OBS Project colaborou também numa nova e melhorada experiência de streaming. Sabe tudo sobre a AV1 e sobre a funcionalidade de “Transmissões aprimoradas” da Twitch aqui.

Lê as últimas novidades dos esports aqui.

PUB