O capitão da SAW Christopher “MUTiRiS” Fernandes falou em exclusivo à PGL e abordou o momento atual da equipa, afirmando que os jogadores não têm conseguido dar conta dos problemas.
Em entrevista a James Banks antes do arranque do PGL Cluj-Napoca, o IGL dos warriors falou sobre a nova reformulação da equipa e as dificuldades em encontrar uma abordagem que resulte.
“É um momento complicado, porque estás em baixo e sabes que tens de passar por este processo. Acabas por apenas aceitar o momento”, começou por dizer “MUTiRiS”.
Apesar de garantir que a equipa está a tentar dar a volta por cima, o capitão não esconde que o trabalho possa estar uns furos abaixo do que foi feito no passado: “Não digo que estejamos a fazer o mesmo trabalho do ano passado, mas estamos a tentar perceber o que é melhor para a equipa, para os jogadores e a resolver alguns problemas”.
O IGL dos warriors referiu que a equipa está longe do seu potencial e nível exigido, sublinhando o facto deste processo estar a ser bastante difícil.
“Deixámos de acreditar em treinadores portugueses”
Sobre a mudança e manutenção para uma equipa técnica internacional, “MUTiRiS” não escondeu que a opção prende-se com o facto de a equipa precisar de alguém com um “background diferente”.
“Deixámos de acreditar em treinadores portugueses… Não é bem uma questão de crença, mas queríamos algo novo. Precisávamos de alguém com um background diferente porque todos na equipa enfrentavam os mesmos problemas e queríamos alguém diferente a trabalhar connosco”, acrescentou.

Golden sucedeu a BERRY no comando técnico da SAW
A comunicação continua a ser totalmente feita em inglês no TeamSpeak, mas durante o jogo mantém-se em português, pois faz mais sentido.
Relativamente à confiança em “Golden”, o atleta foi esclarecedor: “O problema somos nós, os jogadores. Gosto de pensar assim, porque o treinador não está dentro do servidor a tomar decisões. Claro que pode ter impacto na preparação ou fora do jogo, e isso é importante, mas, durante o jogo, os erros que cometemos são totalmente responsabilidade dos jogadores”.
“Podemos ter uma boa abordagem, mas às vezes não está a funcionar”
Sobre a visão atual do trabalho que partilha com “Golden” relativamente ao futuro da equipa, o capitão dos warriors voltou a referir que, apesar de a equipa poder “ter uma boa abordagem, às vezes essa abordagem não está a funcionar”.
O experiente atleta português recordou a pausa que fez em 2023, antes de conseguir levar a SAW aos mais altos palcos do CS internacional: “Lembro-me que estive fora da equipa durante duas semanas. Não foi um burnout, mas foi para proteger os jogadores. Sentia que havia muita pressão naquela altura e não sabia como resolver esse problema”.

MUTiRiS fez uma pausa no final de 2023
Comparando com o caso atual, o IGL português não tem dúvidas: “Sinto o mesmo que sentia há dois anos. Não sei como resolver certos problemas. Não sei se sou eu, se é algum jogador específico ou se, como equipa, simplesmente não estamos a encaixar”.
A SAW confirmou esta semana as saídas de “roman” e “shr“, que vão abandonar o lineup após a participação da equipa no PGL Cluj-Napoca. Os substitutos devem ser revelados nas próximas horas, mas até lá podes acompanhar toda a competição internacional neste ‘ao minuto‘.
Lê as últimas novidades dos esports aqui.