Fotografia: YaLLa Compass

O aperto das regras da Valve relativamente aos torneios a partir de 2025 levaram a YaLLa a promover alterações ao seu circuito, com o torneio de abertura a passar para ‘unranked’ – não entregando pontos.

Sem pontos e sem servir como qualificação para qualquer outro evento. Estas foram as alterações chave ao torneio Winter da YaLLa Compass, que abria o ano de 2025 para a organizadora.

O torneio Winter acabou por não cumprir inicialmente com diversas alíneas das regras da Valve para se adequar como torneio elegível para entregar pontos – em causa questões como o processo de convites, que seguiu critérios delineados pela organizadora e não o ranking Valve.

Os restantes eventos de 2025 também sofreram algumas alterações, com os torneios em LAN de abril e novembro a serem os únicos considerados como Tier 1 – contando com qualificadores fechados.

O processo de qualificação foi aquele que sofreu maiores alterações, com os eventos a passarem de 16 para 12 equipas e com todas a serem convidadas através do ranking Valve – antes os melhores classificados do Winter conseguiam acesso ao evento.

Os dois eventos denominados Contenders passaram a torneios Tier 2 e jogam-se online. A única alteração voltou a prender-se com a questão dos convites – agora a seguirem o ranking da Valve.

Os vencedores de cada uma das edições do Contenders conseguem convite para o qualificador fechado do YaLLa Compass Dubai, que se disputa entre os dias 19 e 23 de novembro.

Monte desistiu do Winter

A Monte juntou-se ao lote de organizações que abandonou o torneio Winter, que abria a temporada da YaLLa. O evento que agora não conta para o ranking da Valve conta com a equipa portuguesa GTZ.

A organização ucraniana apontou o calendário preenchido e a falta de pontos no ranking Valve como causa da desistência.

A Monte contava já com uma partida disputada e uma vitória frente a JANO Esports.

Lê as últimas novidades dos esports aqui.

PUB