Sofia “Soficious” já não é estranha à análise de acessibilidade nos videojogos, e decidiu lançar uma nova iniciativa onde pode ajudar criadores de videojogos, e não só, a adaptarem as suas obras para mais pessoas.

A criadora de conteúdo Soficious lançou uma nova iniciativa para colmatar uma insuficiência que descobriu no cenário português de desenvolvimento de videojogos. Sofia percebeu ao longo dos anos a criar conteúdo especializado na acessibilidade dos videojogos que o tema é várias vezes ignorado quando se fala de jogo em Portugal.

Em declarações à RTP Arena, a Sofia explicou-nos a sua ligação à àrea: Acessibilidade sempre esteve presente no meu conteúdo e na minha vida profissional como desenvolvedor. É-me algo intrínseco e muito importante. No entanto, não é uma temática particularmente falada e em Portugal é praticamente inexistente, algo notório quando comecei a criar conteúdo na Twitch e não só.

A acessibilidade não é fácil, tanto a nível técnico, como a nível de conhecimento e é necessário que esse conhecimento seja partilhado, que os desenvolvedores de jogos tenham alguém que os consigam ajudar a “navegar” e a implementar as funcionalidades e opções, bem como a normalizar a sua presença nos videojogos.”

Com uma larga experiência a analisar jogos e a forma como são adaptados para todo o tipo de pessoas, a criadora avançou com a iniciativa AltAccess. Esta iniciativa assenta num projeto de consultoria que permite a desenvolvedores de videojogos procurar uma opinião e análise especializada para “avaliar” e ajudar a criar ferramentas para adaptar novos títulos ao máximo número de jogadores possíveis.

A Sofia explicou-nos, para além do propósito, a necessidade e a intenção com o projecto:O AltAccess surgiu com esse propósito: não só trazer a temática para a mesa, como também criar os meios e recursos especializados para que os estúdios consigam tornar os seus jogos mais acessíveis, num mundo onde é cada vez mais necessário (I Care About Accessibility and You Should Too).

É o meu projeto de consultoria, inovador cá em Portugal, e que faz todo o sentido, considerando o meu conhecimento e a necessidade da sua existência. 

A intenção é conseguir ajudar todos os profissionais da indústria, sejam eles só um desenvolvedor ou estúdios de maior dimensão, sejam nacionais ou internacionais, a tornarem os seus jogos mais acessíveis, a implementarem as suas ideias sem negligenciar a sua ideia e visão criativa e possibilitando um um maior e potencial número de jogadores a usufruírem desta cultura que tão acarinhada é por todos nós, bem como criar raízes para que a acessibilidade esteja cada vez mais presente e seja cada vez mais normal nos jogos e que se criem mais oportunidades destas, seja a nível nacional como internacional. Num futuro ideal, será uma temática abordada logo no início da educação de futuros desenvolvedores, bem como presente também no planeamento e design dos jogos.

O AltAccess foi lançado no dia 28 de agosto, contando com um site online onde podem encontrar mais informações sobre o projecto, correr pelo portfólio da Sofia e estabelecer contactos para mais informações. Podes encontrar tudo aqui.

Lê as últimas novidades dos esports aqui.

PUB