Foi ontem que arrancou o primeiro dia da última jornada da Worten Game Ring Master League Portugal by ASUS. A liga começa a chegar ao fim, e as contas começam a ser feitas para decidir não só quais serão as caras que vão estar na Altice Arena a disputar a final four da liga, mas também quais as equipas que vão estar presentes na quarta temporada da liga que irá certamente chegar dentro de alguns meses.
O primeiro dia da derradeira jornada da liga colocou frente a frente as equipas dos Vodafone Giants e K1CK numa partida em que caso a equipa de Cláudio “cunha” Cunha vencesse poderia empurrar os Giants para o segundo lugar da liga colocando assim estas duas equipas frente a frente novamente numa das duas meias finais que vão ser disputadas na final four. Já na segunda partida do dia, as equipas dos XF Iberia e EGN ESPORTS iriam disputar o tudo ou nada. Ainda que dependentes dos resultados de quarta feira, ambas equipas tanto poderão ser empurradas para o qualificador fechado da quarta temporada da liga, ou, no caso da equipa dos XF Iberia ainda poderiam ter um lugar na final four da liga.
Vodafone Giants 2-0 K1CK
O primeiro jogo do dia colocou frente a frente o primeiro e terceiro lugares da fase regular da liga, a equipa dos K1CK, caso vencesse esta partida tinha a hipótese de empurrar a equipa dos Giants para o segundo lugar da liga, isto caso a equipa dos OFFSET vença a equipa da FTW na próxima quarta feira, no entanto, caso esse cenário se apresentasse, estas duas equipas teriam de se voltar a defrontar na meia final da final four da liga. Este cenário, apesar de apresentar uma tarefa extremamente complicada para a equipa dos K1CK, a decisão estava nas suas mãos. Os mapas escolhidos para a partida foram Dust2 e Overpass, dois mapas onde a equipa de Ricardo “fox” Pacheco se sente extremamente confortável apesar da única derrota sofrida pela super equipa portuguesa na fase regular da liga ter sido justamente em Dust2 na semana passada frente à equipa dos OFFSET.
No primeiro mapa, a equipa dos Giants começou do lado defensivo do mapa, e desde cedo começaram a dominar, vencendo cinco das primeiras seis rondas da partida, a equipa de Christopher “MUTiRiS” Fernandes começou a construir um lado defensivo do mapa sólido desde a primeira ronda, apesar da equipa dos K1CK ainda ter conseguido conquistar quatro rondas de seguida na fase central da primeira metade mapa, foi mesmo a equipa dos Giants que acabou por dominar por completo a estratégia atacante dos K1CK para fechar a primeira metade do mapa em 10-5. Já na segunda parte do mapa, foi a equipa dos Vodafone Giants que conseguiu manter o domínio na partida e venceu mesmo sem qualquer tipo de contestação todas as seis rondas de que precisava para garantir a vitória no primeiro mapa por 16-5.
Em Overpass voltou a ser a vez da equipa dos Giants começar do lado defensivo do mapa, e se no primeiro mapa já tínhamos visto uma performance dominante por parte dos gigantes, no segundo voltou a acontecer exactamente a mesma coisa. Uma entrada avassaladora permitiu que a equipa de Ricardo “rmn” Oliveira vencesse as primeiras seis rondas do mapa e rapidamente se colocasse numa posição dominante para neutralizar por completo o ataque dos K1CK que na primeira metade do mapa simplesmente não apareceu. A primeira metade do mapa acabou por se fixar em 13-2 a favor da equipa dos Giants. Já na segunda metade do mapa infelizmente não houve grande história para contar uma vez que a equipa dos K1CK voltou a não conseguir impor o seu jogo conseguindo vencer apenas duas rondas no seu lado defensivo e permitindo assim que a equipa dos Giants conquistasse a vitória por 16-4 no mapa e 2-0 na partida concluindo assim a fase regular da liga para estas duas equipas que fecharam assim as suas contas em primeiro lugar para os Vodafone Giants e terceiro lugar para os K1CK.
XF Iberia 0-2 EGN ESPORTS
Na segunda partida do dia foi a vez das equipas da XF Iberia e EGN ESPORTS encontrarem-se no servidor para disputar o que poderia vir a ser um lugar na final four para a equipa de Joel “gax” Meira ou a manutenção para a equipa de Fábio “Incore” Rolo. Os mapas escolhidos para a partida foram Dust2 e Inferno. No primeiro mapa, a equipa da XF Iberia começou do lado defensivo do mapa, e rapidamente tomaram controlo da partida vencendo as primeiras cinco rondas do mapa para dominar a estratégia ofensiva dos EGN que sentiu sérias dificuldades em conseguir entrar no mapa conseguindo conquistar apenas cinco rondas da sua parte na primeira metade do mapa que se fixou no resultado de 10-5 a favor da equipa da XF Iberia. Já na segunda metade do mapa foi onde o impensável começou a acontecer, depois da mudança de quinteto na equipa dos EGN a equipa que já estava numa situação complicada na liga era considerada como uma das que eram consideradas favoritas à descida no final da fase regular. No entanto, na segunda metade da partida, a equipa de Cristiano “casN” Novais construiu um lado defensivo incrível onde a equipa da XF Iberia apenas conseguiu vencer uma ronda tendo sido a equipa dos EGN a conquistar uma impressionante vitória no primeiro mapa por 16-11.
Já no segundo mapa, foi a vez da equipa dos EGN começar do lado defensivo do mapa, no entanto, foi mesmo a equipa da XF Iberia que começou da melhor maneira ao vencer quatro das primeiras cinco rondas do mapa e colocar alguma pressão do lado da oposição que precisava da vitória por 2-0 para conseguir garantir o primeiro objectivo de forma a garantir a permanência na liga para a próxima temporada. No entanto, a adaptação por parte dos EGN chegou rapidamente e conseguiram rapidamente vencer nove das dez rondas que restavam da primeira metade do mapa para a vencer por 10-5. Já na segunda metade do mapa, à semelhança do primeira, os papeis voltaram a inverter-se. No entanto, desta vez não chegou para a equipa da XF Iberia arrancar a vitória no mapa que apesar de terem dominado o seu lado defensivo, acabaram por permitir que a equipa dos EGN conseguisse vencer cinco rondas para empurrar a partida para prolongamento. Já na fase de overtime, foi mesmo a equipa dos EGN que apesar de ter perdido a primeira ronda do mesmo, conseguiu logo de seguida vencer quatro rondas seguidas para arrancar a vitória no segundo mapa por 19-16.
A equipa da colmeia acabou assim por arrancar a vitória na derradeira jornada da liga para manter a esperança da manutenção na MLP viva. As equipas dos GTZ Bulls, Grow uP e FTW terão assim de fazer contas e trabalhar no futuro que a liga lhes reserva.
Ainda existem alguns cenários em aberto para a liga, e muitos deles serão decididos na primeira partida de quarta feira que será disputada entre as equipas dos GTZ Bulls e Grow uP Gaming, caso a equipa de Fábio “TwixY” Pedro vença por 2-0, empurrará a equipa da FTW para a despromoção a não ser que vença a equipa dos OFFSET por 2-0 na última partida da fase regular da liga, ao mesmo tempo, a mesma equipa da FTW precisa de vencer pelo menos dez rondas nos dois mapas que vai disputar de forma a poder ultrapassar a equipa dos EGN na classificação podendo assim evitar a despromoção, caso a equipa dos uP não ganhe 2-0. No entanto, caso esse mesmo jogo fique empatado, e a equipa da FTW consiga vencer os OFFSET por 2-0 sem ir a prolongamento, ainda conseguirá garantir um lugar na final four da liga.
Ainda está tudo em aberto no fundo da tabela de uma das ligas mais competitivas da história do CSGO português e teremos mesmo de esperar até ao final da noite de quarta feira para saber qual será o desfecho desta saga. Não percas! Em exclusivo no canal Twitch da RTP Arena