Finalmente chegou o dia que toda a gente espervava, dia 13 de Fevereiro de 2019. O começo da caminhada para 16 das 24 equipas que vão disputar o titulo de campeão na Spodek Arena em Katowice na Polónia. Foi o culminar de meses de trabalho para estas 16 equipas que começaram ontem. Esta primeira fase do evento disputa-se através de sistema suíço com com as equipas a defrontarem-se até terem ou três vitórias, ou três derrotas. Enquanto que as equipas que conseguirem as três vitórias passam à fase seguinte do evento, as que sofrerem três derrotas, serão eliminadas e terão de passar por todo o processo de qualificação no próximo major.
A primeira ronda de confrontos foi disputada na primeira parte de ontem com grandes surpresas a surgirem.
Fnatic 16-9 ViCi
Esta foi uma das duas partidas inaugurais do torneio, os eternos favoritos dos Fnatic tinham a tarefa de começar o evento com uma partida contra a equipa asiática dos ViCi Gaming. O mapa escolhido foi Overpass onde a equipa dos Fnatic arrancou do lado atacante. Desde cedo que a equipa dos ViCi mostrou ser mais do que capaz de aguentar o poderio sueco e dominou a primeira parte da partida para sair a vencer com um parcial de 9-6. Já na segunda metade, a equipa dos Fnatic mostrou as suas fragilidades apresentado um CS bastante aquém das expectativas saindo derrotados da partida por 16-9.
Renegades 16-8 AVANGAR
Em simultâneo decorria a partida entre a equipa dos Renegades e dos Avangar, ambas as equipas qualificadas em primeiro lugar dos respectivos Minors. As equipas chegaram a este evento rotuladas como candidatas a saírem eliminadas já nesta fase. O mapa seleccionado para esta partida foi Train onde a equipa dos Renegades, que começou do lado defensivo do mapa, desde cedo demonstrou vontade de mostrar aos críticos de que este Major não se tratava apenas de mais um passeio para serem eliminados na primeira fase. A equipa australiana dominou a primeira metade do mapa e conseguiu conquistar um primeiro parcial de 9-6. Já na segunda parte do mapa. A vantagem que conquistaram permitiu-lhes ganhar a confiança necessária para continuar a vencer ronda após ronda a equipa dos AVANGAR para fixar o resultado em 16-8.
TYLOO 16-8 Vitality
Logo de seguida, foi a vez de mais uma equipa chinesa, os TYLOO enfrentar uma das equipas favoritas à passagem à fase seguinte, a equipa dos Vitality. O mapa escolhido foi Inferno com a equipa francesa a começar do lado atacante do mapa. No entanto, quem começou melhor foi mesmo a equipa dos TYLOO que rapidamente tomou controlo da fase inicial do mapa chegando a estar a vencer por 8-4! Porém, a equipa francesa ainda conseguiu construir uma pequena recuperação para fechar a primeira parte da partida com uma desvantagem reduzida de 8-7. Já na segunda metade, a equipa chinesa elevou-se a um nível que certamente ninguém estava a espera e não deram quaisquer hipóteses à equipa dos Vitality para regressar à partida. O resultado fixou-se em 16-8.
Cloud9 16-11 Grayhound
Em simultâneo foi disputada a partida entre as equipas dos Cloud9 e dos Grayhound. Muita gente tinha curiosidade em ver como a equipa australiana se iria apresentar neste Major, não só por ser o seu primeiro, mas também pelo facto da equipa estar desde que disputou o seu Minor à sensivelmente duas semanas em “bootcamp” em solo europeu. O mapa escolhido para a partida foi Mirage onde a equipa dos Cloud9 arrancou do lado atacante, e arrancou bastante bem! A equipa americana desde cedo demonstrou capacidade para dominar a equipa dos Garyhound, que apesar de tudo, na ponta final da primeira parte da partida conseguiu recuperar para fixar o resultado da primeira metade em 9-6 a favor da equipa dos Cloud9. Já na segunda parte da partida, a equipa dos Grayhound não esteve tão bem, e apesar de ter conseguido obter uma sequência interessante de cinco rondas seguidas, a equipa dos Cloud9 acabou mesmo por vencer a partida por um resultado seguro de 16-11.
ENCE 16-10 Spirit
Depois, foi a vez dos favoritos dos fãs, ENCE enfrentarem a equipa dos Spirit. O mapa escolhido para a partida foi Nuke, que a equipa dos ENCE iniciou do lado atacante onde rápidamente demonstraram o seu poderio, olhando o adversário olhos nos olhos a equipa finlandesa rapidamente dominou o lado teoricamente mais difícil do mapa para vencer a primeira parte do mapa por 9-6. Já do lado defensivo do mapa, a equipa dos Spirit ainda tentou de alguma forma voltar à partida, no entanto, mais uma vez a equipa dos ENCE não deu qualquer hipótese à equipa russa acabando por fechar a partida em 16-10.
G2 16-14 Vega Squadron
Enquanto a equipa dos ENCE ia defrontando os Spirit, a equipa dos G2 tinha a obrigação de enfrentar a equipa russa dos Vega Squadron. O mapa escolhido para a partida foi Cache, onde a equipa francesa arrancou do lado defensivo do mapa, mas, desde cedo, a equipa dos Vega mostrou não estar neste Major só para marcar calendário tendo dominado a primeira metade do mapa com uma demonstração de capacidade individual impressionante por 9-6. Já na segunda parte, e equipa dos G2 ainda conseguiu voltar a partida e a pouco e pouco voltar a frente do marcador, a partida já dava a sensação de que teria de ir a prolongamento para se encontrar um vencedor, no entanto, a equipa francesa conseguiu fugir com a vitória por 16-14.
NiP 16-6 FURIA
Começavam então os últimos dois jogos da primeira ronda deste Major, a equipa dos NiP defrontou a equipa dos FURIA em Mirage, a equipa sueca optou por iniciar a partida do lado atacante do mapa, e desde cedo, mostraram que não vieram ao Major para brincar, uma exibição de antologia por parte da super-equipa sueca permitiu-lhes vencer a primeira metade da partida por 12-3. Um resultado já bem dilatado que a equipa brasileira pura e simplesmente não conseguiu contrariar, não só pelo momento individual dos jogadores da equipa adversária mas também pela desvantagem anímica que a equipa brasileira já sentia naquela fase da partida. O resultado acabou por se fixar em 16-6.
NRG 16-9 Winstrike
A partida que fechou a primeira ronda de jogos da primeira fase do Major foi disputada entre as equipas dos NRG e Winstrike, ambas as equipas tiveram de passar pelos Minors para estarem aqui presentes, no entanto, enquanto a equipa dos NRG se conseguiu qualificar em primeiro lugar no Minor americano, já a equipa dos Winstrike ainda teve de ir ao Minor Play-in para conseguir garantir a sua vaga. O mapa escolhido para a partida foi Nuke onde a equipa dos NRG começou do lado atacante, e embora estivesse em teoria do lado mais difícil de abordar do mapa, não foi por isso que terminaram a primeira metade do mapa com uma desvantagem muito dilatada. 8-7 foi o resultado conquistado pela equipa dos WInstrike no seu lado defensivo. Já na segunda metade do mapa, a equipa dos NRG não deu qualquer tipo de hipótese à equipa dos Winstrike para poder dilatar a sua vantagem na partida. Uma defesa dinâmica e pragmática permitiu-lhes fechar a partida com uma vitória por 16-9.
Assim terminou a primeira ronda de jogos deste New Challengers Stage do IEM Major Katowice 2019. Não percas a oportunidade de votar nos jogos que queres ver no nosso canal através do nosso Twitter.
Lê as últimas novidades dos esports aqui.