Imagem de Comentários sexistas levam à suspensão de Bwipo
Fotografia por: Liu YiCun/Riot Games

Gabriël “Bwipo” Rau foi suspenso por dizer que “mulheres não devem competir durante a menstruação” no decorrer de uma LIVE na Twitch.

O jogador belga-brasileiro da FlyQuest está sob fogo da comunidade por comentários sexistas durante uma transmissão no seu canal da Twitch. O atleta de 26 anos estava a conversar com o seu chat sobre o estado do cenário feminino, mas rapidamente terminou em declarações que não encaixaram bem entre a comunidade de League of Legends.

Bwipo on why he thinks women can’t be competitive players
byu/DionCassius9 inleagueoflegends

O jogador estava a defender que não há apoio suficiente para as jogadoras profissionais, mas para defender o seu ponto acabou por ser sexista na mensagem: “A anatomia das mulheres e os seus ciclos mensais são extremamente diferentes dos homens.

Concluiu o curto discurso com “Se uma mulher está na parte errada do mês, para jogar competitivamente, percebem o que quero dizer? Há uma altura do mês em que as mulheres não deviam jogar jogos competitivos, na minha opinião.

Os comentários continuaram durante alguns minutos e a comunidade, jogadores e talento já falaram sobre a insensibilidade e o desconhecimento do jogador, pedindo ação.

A FlyQuest, equipa que já está qualificada para os Worlds, mas ainda tem de disputar o LTA 2025 Championship pelo título da região, já emitiu um comunicado em que revela que vai suspender com efeito imediato o jogador. A suspensão anunciada é válida por 1 série e irá impedir o Top Laner de enfrentar a Vivo Keyd Stars na UB Final da LTA.

O prémio que seria atribuído ao jogador nesta fase de playoffs será também retido para ser entregue a uma causa que apoie a participação das mulheres no gaming. 

A punição poderá vir a ser mais severa caso a Riot Games decida intervir. Até ao momento, a empresa não se pronunciou quanto ao caso.

Lê as últimas novidades dos esports aqui.

PUB