VALORANT foi o primeiro jogo a pisar o palco principal da Esports World Cup e chegou hoje a uma incrível decisão. A Team Heretics e a Fnatic, as duas representantes europeias, lutaram até ao 5º mapa, com a 2ª seed a fechar um impressionante reverse sweep.
A região EMEA deu uma verdadeira demonstração de força no arranque desta edição da Esports World Cup. As 4 equipas que se qualificaram através do VCT EMEA (Fnatic e Heretics) e dos qualificadores (BBL e Karmine Corp) saíram da fase de grupos, garantindo um lugar no top 8, com as duas primeiras seeds a acabarem por disputar a grande final do evento.
Habituadas a jogar entre si, Fnatic e TH disputaram o Bo5 decisivo deste evento com 1,25 milhões de dólares de prémio total. Da última vez que se encontraram numa decisão desta magnitude, na final do VCT EMEA Stage 1, a Fnatic venceu por 3-0, deixando poucas dúvidas quanto ao seu domínio interno, mas o caso mudou de figura desta vez.
A equipa de Boaster até entrou melhor e dominou por completo os dois primeiros mapas, Lotus e Sunset, vencendo com resultados de 13-4 e 13-1, respectivamente. Depois destes dois primeiros resultados, a campeã europeia não voltou a conseguir vencer para fechar a série.
Seguiram-se Icebox, Haven e Ascent, todos a cair a favor da Team Heretics por 13-11, 13-10 e 13-10, respectivamente. Com estas vitórias, a Heretics deu a provar à Fnatic o mesmo veneno que serviu à Paper Rex, um Reverse Sweep.
A vice-campeã europeia arrecadou assim 500 mil dólares e soma já 1000 pontos de clube, que têm como prémio total 27 milhões de dólares. O jovem turco de apenas 19 anos, Wo0t, foi considerado o MVP da final.
O próximo jogo no palco principal será League of Legends, que conta com transmissão integral na RTP Arena, em direto e em português.
It’s the year of Los Niños 🏆
Winners of VALORANT at #EWC2025 pic.twitter.com/1bQKIQLzLX
— Esports World Cup (@EWC_EN) July 13, 2025
Lê as últimas novidades dos esports aqui.