Imagem de PlayStation 5 Pro vai receber grande atualização em 2026
Imagem: PlayStation

Mark Cerny, arquiteto da PlayStation 5, garante que a PS5 Pro vai melhorar substancialmente em 2026.

A parceria entre a AMD e a Sony para levar a tecnologia de upscaling da marca de chips até à consola topo de gama da empresa japonesa está a correr como planeado e há novidades para breve. Mark Cerny confirmou em entrevista ao Tom’s Guide que o PSSR, a tecnologia proprietária da Sony, deverá ser substituída já no próximo ano.

O arquiteto por trás de consolas como a PS5, a PS4 e a PS Vita, garantiu que a consola deverá receber uma forma diferente de escalar os gráficos, utilizando o máximo do hardware da consola, do que tem atualmente.

Esta tecnologia, com recurso ao Project Amethyst, anunciado no início do ano, já está a funcionar nos computadores, garante Mark. Segundo este, a AMD já utiliza o mesmo algoritmo no sistema FSR 4, disponível nas placas gráficas mais recentes da marca, a série RX 9000.

Esta substituição na consola da Sony deverá acontecer em 2026, diz Mark Cerny. Quando acontecer, o sistema proprietário PSSR deixará de ser utilizado, passando a ter um novo nome de código, mas trabalhando num sistema praticamente igual ao FSR 4 da AMD, apenas com outro nome.

Ao mesmo tempo, as marcas estão também no processo de adaptar uma versão desta tecnologia para a PlayStation 5 normal, que poderá estar pronta e disponível mais cedo.

Lê as últimas novidades dos esports aqui.

PUB