Joel “joel” Holmlund, jovem jogador sueco de Counter-Strike 2, não volta a competir após receber um ban vitalício por parte da ESIC.
Afastado dos servidores desde o verão de 2024 após ter sido banido pelo AKROS, a outrora jovem promessa manteve a sua inocência com refuta dessa leitura por parte do programa de anti-cheat, possibilidade de “falso-positivo” rapidamente descartada.
Volvido mais de meio ano desde esses acontecimentos que o levaram a ser removido da BC.Game, o sueco encontrou agora o seu fim de carreira pela mão da ESIC, entidade independente que investigou o caso e detetou múltiplas infrações ao seu código de conduta.
ESIC issues a formal Rejection Order against professional Counter-Strike player Joel “joel” Holmlund for multiple serious breaches of the ESIC Code of Conduct and Anti-Corruption Code.
Given the seriousness and sustained nature of Mr. Holmlund’s breaches, ESIC has imposed a… pic.twitter.com/vS585wJqDO
— ESIC (@ESIC_Official) April 3, 2025
Não só foi detetado um cheat de hardware no seu PC (Asdfware EFI bootkit), que este acabou por admitir por escrito, como surgiram ameaças de chantagem à ESIC por parte do próprio jogador quando a entidade manifestou a intenção de publicar os seus resultados.
Com efeito imediato, e dada a seriedade das ofensas aos códigos da ESIC, a mesma avançou com uma sanção vitalícia ao sueco, impedindo o mesmo de participar em eventos, torneios, ligas e atividades organizadas por membros da ESIC, deixando também uma recomendação aos restantes e à Valve para manterem esta suspensão.
Lê as últimas novidades dos esports aqui.