Mais uma semana se passou e cá regressamos.
Este fim-de-semana decorreu o primeiro grande evento de esports de 2017. Digo grande evento, tendo em conta o local, ser ao vivo, magnitude, etc. Isto de forma a não ferir qualquer susceptibilidade de outros promotores de eventos que rapidamente ficam triggered, para nosso mal…
Agora que o evento terminou e talvez se consiga fazer um pequeno levantamento do que este foi, terá sido o 4Gamers mesmo um 4Gamers ou um 4Viewers?
Pois… o certo é que, mais uma vez, o CS:GO venceu em números de viewers em stream o League Of Legends. O CS:GO teve um pico acima de 7000 visitantes ao mesmo tempo, ao passo que o League Of Legends só com muito esforço e por escassos minutos, se manteve um pouco acima dos 1000.
Novamente a comunidade de CS:GO e todas as partes intervenientes (desde a organização do evento, casters, media partners) estão de parabéns.
Ao vivo e atendendo ao tipo de evento que era, o League Of Legends acabou por captar mais a atenção dos visitantes do que o CS:GO, mas de uma forma muito “subtil”, imaginando que em CS:GO estariam 200 pessoas a assistir no local, o League Of Legends teria umas 250. Talvez pelo cariz do evento (a decorrer ao lado Iberanime, cultura pop-japonesa, etc).
Em termos de Sala Tejo esperava mais visitantes, a disposição era apelativa, os stands aprimoraram-se em estar em força e com uma imagem muito cuidada. A parte de retrogaming e palestras, estava devidamente sinalizada, pena algumas bancas estarem vazias por incumprimentos de presenças de alguns developers.
Quanto a torneios, os meus parabéns aos Doxa, que surpreenderam pela positiva, mesmo estando com dois “subs” em League Of Legends.
Para um primeiro evento 100% dedicado a esports, na minha opinião, foi um sucesso. Há muito por e para explorar, algo mais para melhorar, mas há que reconhecer que a MANZ foi vanguardista neste campo. Ter dois palcos em simultâneo, com dois “Majors” portugueses é uma responsabilidade enorme para um promotor de evento. O risco foi feito e os viewers e os visitantes responderam ao chamamento.
Espero que a edição do 4Gamers Porto seja ainda melhor e consiga ainda ter mais impacto na comunidade gaming/esports. É um caminho a ser trilhado e foi o Iberanime/4Gamers que o iniciou neste ano de 2017.
Desafio os promotores de eventos em grandes venues, a seguir estas pisadas, será que nos conseguem surpreender? Veremos…
Até para a semana 😉
PS – Se quiseres enviar sugestões de artigos ou temas que gostavas que o Teodosius abordasse, envia-nos um email para rtparena@rtp.pt.
Ramiro Teodósio é o CEO e fundador da For The Win eSports Club
Segue o Ramiro Teodósio nas redes sociais:
Facebook
Twitter
Lê as últimas novidades dos esports aqui.