A cumprir 15 meses como Diretor do League of Legends, Pu “Riot Pupulasers” Liu fez um apanhado dos seus planos para o jogo.
A cara do jogo mais popular da Riot Games começou por delinear várias filosofias que marcaram o ano e que apontam ao futuro do jogo. O diretor do LoL menciona as diferenças que os jogadores têm entre si, e a vontade que todos têm em ser surpreendidos.
Revela também que os “rioters”, nome dado aos responsáveis pelo League of Legends, preocupam-se com os seus jogadores, mais do que os jogadores podem pensar. Mas apesar de todo o texto emitido por Pupulasers, dividido entre 10 pontos muito pouco específicos, e até um pouco enigmáticos, foi no final da carta aos fãs do jogo que surgiu a mais peculiar frase.
Pupulasers diz ao 10º ponto que “2024 vai ter algo para toda gente. 2025 vai mudar o League [of Legends] para sempre.” Esta frase está a fazer os fãs especular sobre o seu significado: um novo motor de jogo? League of Legends 2? algo totalmente diferente?
8. We need to build our game’s roadmap priorities around what players will FEEL. Logic is secondary to visceral emotions.
9. Players want to feel seen and heard. Rioters want to feel valued and respected.
10. 2024 will have something for everyone. 2025 will change League forever.— Pu Liu (@RiotPupulasers) December 16, 2023
2023 foi um ano estranho para o jogo apesar de repetidos sucessos nos esports que bateram todos os recordes anteriores do título. Os novos campeões não encaixaram entre a comunidade, as alterações não animaram, a Riot foi mais retraída nas experiências cinemáticas, e os eventos jogaram pelo seguro.
Todas as frases de Pu Liu sobre a empresa precisar de pensar no que os jogadores sentem, e afastar-se de decisões lógicas, em prol de emoções, podem indicar uma mudança nesse aspecto. O League of Legends sempre se distinguiu pela forma como cria um ambiente especial à sua volta, em que a comunidade sente o jogo como um centro para uma experiência social viva. No ano que fecha, parece que os valores comerciais e decisões empresariais acabaram por tomar um lugar de privilégio, quebrando a imersão entre o o jogo e os jogadores.
Apesar das declarações de Pu Liu ficarem em aberto, dada a sua pouca definição, uma parece marcar o futuro próximo: “Diversão acima de justiça, mudanças acima de inércia, jornada antes de destino.” Veremos em que se traduz toda esta filosofia durante o próximo ano.
Lê as últimas novidades dos esports aqui.