Depois de concluídos os Minors da região CIS e europeia. São finalmente conhecidas as quatro equipas que se qualificaram para o New Challengers Stage do Major que irá arrancar no dia 13 de Fevereiro em Katowice na Polónia.

Minor europeu

Este Minor apesar de não estar tão fornecido de tantas equipas de renome como em edições anteriores não foi por isso que houve falta de grandes jogos e grandes surpresas para fãs de todo o mundo.
Muitos diriam que a maior surpresa foi a não qualificação da equipa dos Mousesports. A equipa número 4 do mundo não foi além da fase de grupos do Minor da sua região tendo saído derrotada por duas vezes pela equipa dos Valliance não conseguindo inclusive vencer um único mapa contra os mesmos.
Pela positiva surpreendeu a equipa dos ENCE, a super potência finlandesa com o jovem Jere “sergej” Salo à cabeça conseguiu mesmo vencer o Minor não só arrecadando o lugar no Major, como também 30,000$ dos 50,000 em disputa!
À equipa dos ENCE juntaram-se os Vitality, com Mathieu “ZywOo” Herbaut a ser o melhor jogador do evento estatisticamente. A completar o pódio ficou a equipa dinamarquesa dos North que tem ainda assim mais uma hipótese de conquistar uma vaga no Major através do Minor Play-in que se irá disputar a dia 27 de Janeiro entre as quatro equipas que ficarem em terceiro lugar nos respectivos Minors.

Foto: ESL

Minor Europa de Leste

Já  o Minor da região CIS acaba por não surpreender surpreendendo. Já é um dado adquirido que devemos esperar tudo do que estiver relacionado com counter strike do leste europeu. Um pouco à imagem do que aconteceu com a equipa dos Mousesports. Na região CIS foi a equipa dos Gambit. Os campeões do PGL Major de Cracóvia surpreenderam tudo e todos ao não se não conseguir sequer qualificar-se para o Minor Play-in tendo sido eliminada da corrida pela equipa dos Spirit no primeiro jogo dos play-offs.
Equipa dos Spirit que acabou mesmo por se qualificar directamente para o major num jogo disputado em três mapas frente à equipa dos Winstrike. A equipa vencedora do evento acabou por ser os AVANGAR que acabam por surpreender novamente ao conquistarem não só a vaga para o Major como os 30,000$ atribuídos ao vencedor.
Com a equipa dos Spirit a ficar a com a segunda vaga no Major em disputa, coube à equipa dos Winstrike encerrar o pódio e ficar então com a difícil tarefa de disputar o Minor Play-in numa última oportunidade de conquistar a tão desejada vaga no Major.

Foto: ESL

Com as equipas definidas para disputar o Major a partir do dia 13 de Fevereiro. Ficam ainda 6 equipas participantes por definir. Duas do Minor Americano, duas do Minor Asiático, e por fim, duas do Minor Play-in.
Já amanhã arrancam as partidas para o Minor asiático com o jogos a serem jogados da parte da manhã (a partir das 9:00h de Portugal continental). E também do Minor americano com as partidas a serem disputadas da parte da tarde (a partir das 15:05 de Portugal continental.) .
Lê as últimas novidades dos esports aqui.

PUB