A Blizzard anunciou que o ano de 2019 será muito diferente competitivamente daquilo que foi o ano de 2018 com várias alterações ao circuito e aos métodos e formatos utilizados ao longo do ano competitivo.
A primeira alteração ou, neste caso, novidade será já após o Campeonato do Mundo. Este torneio mundial é o evento que marca o final do ano competitivo de Hearthstone e, após este, entrará em vigor um sistema competitivo a três níveis: qualificadores online, torneios ao vivo e Premier Play. Este circuito, ou sistema competitivo, dará quatro milhões de dólares ao longo do ano de 2019.
Para os qualificadores, a Blizzard aliar-se-à a organizadores independentes para realizar centenas de qualificadores online que permitem aos seus vencedores avançar para o segundo nível da competição. Em 2019, haverá três torneios ao vivo exclusivos para convidados que serão “nomes da casa ou aspirantes a profissionais que sacaram o primeiro torneio“. Cada um destes torneios ao vivo terão $250,000 em prémio e dará acesso ao Premier Play. O Premier Play vai ser o último nível de Hearthstone competitivo, uma liga em round robin com a duração de uma temporada onde os melhores competem ao longo de todo o ano e ao mesmo tempo que terão entrada garantida nos torneios ao vivo do nível anterior.
A segunda alteração é, provavelmente, a mais significativa: O formato de Conquest vai ser posto no baú das memórias. A Blizzard desenvolveu um novo formato competitivo que ajudará o Hearthstone competitivo a “reflectir melhor a experiência do jogo” e a “ser mais fácil de entender por parte dos novos espectadores“.
A terceira alteração está relacionada com o sistema Hearthstone Masters, um programa de recompensas para os jogadores de topo em função da consistência das suas performances. Criado em 2018, o sistema já foi reformulado para o ano vindouro. Os pontos obtidos neste ano não expirarão no final do mesmo e haverá uma temporada especial para acumular mais pontos. De 1 de Dezembro de 2018 a 31 de Março de 2019, a temporada de transição ajudará os jogadores a ganhar mais pontos para que possam atingir com maior facilidade as recompensas para 2019:
Ao longo desta temporada de transição, os jogadores poderão ganhar pontos em Tour Stops, no HCT Winter Playoffs e no HCT Winter Championship. A ladder não atribuirá pontos durante esse período de 4 meses. Todos os detalhes estão disponíveis aqui.
Esta reformulação do sistema competitivo visa, segundo a Blizzard, “ter toda a gente em conta nesta visão a longo prazo, desde o fã casual ao profissional mais dedicado“.
Lê as últimas novidades dos esports aqui.