Saltar ligações

Funáná do mucha #1 – Top nacional?

Por Mucha em

Primeiro artigo do “Funáná do mucha“.

O Funáná do mucha vai ser uma crónica semanal a ser lançada todas as terças-feiras e tudo o que aqui vai ser escrito é da minha inteira responsabilidade. Em termos de conteúdo será sempre CS:GO, obviamente, e vou dar a minha opinião não só sobre situações do panorama nacional mas como também do internacional.

Neste 1ª artigo vou falar sobre o possível top nacional.

Estamos ainda no início do ano e está tudo em aberto no que toca às melhores equipas, quais as que vão ocupar os lugares do top nacional e quais vão ser as que se vão tentar intrometer. Devido às inúmeras movimentações nas equipas e a falta de torneios, não existe ainda grande matéria para avaliar mas já temos um cheirinho daquilo que poderão ser as melhores equipas do ano. Não temos grande matéria do ano passado para dar continuidade, mas com as ligas a começarem mais cedo, como é o caso da Superliga, a juntar aos torneios/qualificadores internacionais onde vimos algumas equipas em acção podemos já lançar alguns nomes para cima da mesa.

mucha

ECS SEASON 5 EU OPEN QUALIFIER #1
FTW – 5º/8º
OFFSET – 33º/64º
PROCOM.Blue – 129º/256º
Panthers – 129º/256º
defs – 129º/256º
PROCOM – 257thº/512º

ECS SEASON 5 EU OPEN QUALIFIER #2
TeamHD – 33º/64º
defs – 33º/64º
Galatics – 33º/64º
Panthers – 65º/128º
PROCOM.Red – 65º/128º
PROCOM – 129º/256º
ASP – 257º/512º

ECS SEASON 5 EU OPEN QUALIFIER #3
TeamHD – 17º/32º
Galatics – 33º/64º
defs – 65º/128º
PROCOM – 129º/256º
WG.Pro – 129º/256º

ECS SEASON 5 EU OPEN QUALIFIER #4
TeamHD – 33º/64º

Hexagone – 33º/64º
defs – 129º/256º
GoldenGaming – 257º/512º

ECS SEASON 5 OPEN QUALIFIER SOUTH/EAST EU
OFFSET – 5º/8º
Galatics – 9º16º
FTW – 17º/32º
TeamHD – 17º/32º
PROCOM – 33º/64º

PLAY2LIVE CRYPTOMASTERS
FTW – 9º/16º

mucha

Superliga Qualificador #1
OFFSET – 1º/2º

Exceed 9K – 1º/2º
Panthers – 3º/4º
DragonWave – 5º/8º
MadMonkeyz Wax – 5º/8º
FTW – 5º/8º
ASP – 5º/8º

Superliga Qualificador #2
Galatics – 1º/2º

TeamHD – 1º/2º
FTW – 3º/4º
MadMonkeyz Wax – 5º/8º
Panthers – 5º/8º

É claro que é sempre injusto afirmar que equipa X vai ser melhor que a Y, até porque não passa de uma suposição, mas tendo em conta aquilo que as equipas produziram nestes primeiros meses do ano, na minha opinião não deve ser muito diferente do que o que já conseguimos ver. Como sabemos a comunidade de CS:GO é bastante instável por isso ainda podemos ver algumas mudanças dentro das equipas assim como o aparecimento de outras novas.

Posto isto vou dar a minha opinião daquilo que poderá ser o top nacional atual.

OFFSET – Esta equipa é composta por jogadores das duas melhores equipas do ano passado, Alientech e Hexagone, com a adição depois de PR e até agora, apesar de alguma esperada inconsistência devido a serem uma equipa nova, vai cumprindo os seus objectivos. Por duas vezes mostraram-se a um bom nível: primeiro nos qualificadores internacionais da ECS e segundo não tiveram grandes dificuldades em apurarem-se para a Superliga.

TeamHD – A equipa que em termos de grupo leva vantagem sobre todas as outras, tendo em conta que são a única equipa que já vem do ano passado, houve somente uma altura onde krush tinha saído para os Hexagone mas depois voltou a juntar-se ao grupo. Até ao momento a equipa mostrou-se bastante activa nos qualificadores internacionais e cumpriu o seu objectivo de se qualificar para a Superliga.

Galatics – Tal como a TeamHD, os Galatics fazem a transição de ano com a mesma equipa, embora se tenham juntado apenas no final de Outubro. Qualificaram-se para a Superliga e conseguiram bons resultados nos qualificadores internacionais.

FTW – Uma equipa que tem como núcleo três jogadores, que eram dos Hexagone.Cubo, com o reforço de zpr e cunha. Apesar de não se ter qualificado para a Superliga, obteve bons resultados em torneios/qualificadores internacionais e demonstrou bom CS.

Exceed9k – É uma equipa que tem jogadores experientes e com bom skill individual, alguns deles já jogaram juntos durante muito tempo mas a falta de treino sempre foi um problema. Neste inicio de ano, apesar de não terem participado nos qualificadores internacionais, demonstraram trabalho no qualificador da Superliga.

defs – Não jogaram o qualificador da Superliga porque têm a slot da 1ª edição. Apesar de não terem demonstrado resultados super bons nos qualificadores internacionais, foram dando sinais que algo positivo pode vir dali. A equipa está junta há cerca de um mês e conta com jogadores muito experientes.

PROCOM – Esta equipa dos PROCOM é muito recente mas demonstram vontade e trabalho. Não se conseguiram qualificar para a Superliga, mas venderam caro as derrotas contra as equipas teoricamente mais fortes, especialmente no segundo qualificador.

ASP – Não foram muito activos neste início de ano e compreende-se porque são uma equipa que ainda nem um mês tem, mas que conta com muito conhecidos. Fizeram suar e de que maneira as equipas adversárias nos qualificadores da Superliga, deixando água na boca para os próximos eventos onde podem surpreender.

Panthers – Uma equipa que foi apresentada recentemente mas que já vinha a jogar junta há algum tempo. Em termos de nomes dispensam apresentações, porque contam com cinco jogadores conhecidos. Tiveram uma boa presença nos qualificadores internacionais mas não conseguiram a qualificação para a Superliga.

Tirando estas equipas depois temos outras que se encontram ainda como incógnita! A começar pela equipa dos YNG Sharks, que teve duas alterações no seu lineup e ainda não apresentou o seu 5º jogador e a equipa dos Hexagone que teve uma boa prestação num dos qualificadores da ECS, mas que recentemente ficou sem SYON e corre o rumor que Born poderá estar de saída também da equipa devido a indisponibilidade de horários.

Por último uma menção para os MadMonkeyz Wax, vão demonstrando também muito empenho e têm estado bastante activos, apesar de não terem conseguido nenhum resultado surpreendente bateram-se bem nos qualificadores da Superliga.

Para irem treinando deixo-vos aqui um funáná

Lê as últimas novidades dos esports aqui.